Pesquisar
Close this search box.
[the_ad id='140098']

Atendentes infantis farão manifesto pelo diálogo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Está marcado para 16:30 de hoje uma manifestação das atendentes infantis da rede municipal de ensino de Araucária. Sérgio Mosson, do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos do Município de Araucária – Sifar, disse que já perdeu as contas das vezes que tentou marcar audiência com o prefeito e as atendentes para discutir as reivindicações destas profissionais.
Em agosto de 2010 o sindicato apresentou a lista com as reivindicações das atendentes e, segundo Júlio Telesca Basbosa, presidente da entidade, nenhuma resposta consistente foi dada. “Desde aquela época, no ano passado, não recebemos uma atenção sobre o assunto. Simplesmente não andou. Que saibamos, não foi criada nenhuma comissão para analisar os pedidos e ficou por isso”, relata Júlio. Segundo ele, os pontos principais são a redução da jornada diária, a melhora das condições de trabalho e a hora atividade, entre outros. Na semana passada chegou a acontecer uma reunião com a secretária de Educação Maria José Basso de Paula Lima Dietrich. “Mas ela falou, falou e não disse coisa alguma”, diz Júlio. O presidente explica que a manifestação de hoje terá como único objetivo protocolar um pedido de audiência com o prefeito Albanor Zezé Gomes. “Nós queremos apenas diálogo com o poder executivo”, finaliza.
Terceirização
Além destas reivindicações, o Sifar entrou na Justiça questionando a legalidade de uma licitação onde a Prefeitura pretende contratar atendendes através empresa terceirizada e não por concurso. “Todo mundo sabe que servidor público tem que ser contratado através de concurso público. Somos radicalmente contra a terceirização”, observa Júlio. Neste ponto, a presidente do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária – Sismmar, Gionava Piletti, também é enfática: “O Sismmar defende claramente que o serviço público não seja terceirizado e reconhecemos neste sentido o enforço do Sifar”.
Carlos do Valle (C.V.)