Atleta de Duathlon recebe punição e perde o pódio
Três atletas representaram Araucária no Campeonato Duathlon Via Parque, em Barueri, SP

Tudo corria bem para o atleta Leandro Jorge da Silva, e a chance de chegar ao pódio aumentava a cada quilômetro da prova. No entanto, um equívoco durante o percurso complicou o desempenho do araucariense. “Por causa de má sinalização, acabei acompanhando outros atletas e virando um cone antes do retorno, questão de dois ou três metros”, conta. Por causa disso, a organização acrescentou um minuto ao seu tempo total como penalidade, o que tirou dele o 5º lugar Geral do Campeonato Duathlon Via Parque no último domingo, dia 18 de março, na cidade paulista de Barueri. “Acabei chegando em 5º, mas com a penalização fui para 6º no Geral”, lamenta Leandro. Mesmo assim, ele ficou feliz com o resultado. “Competimos com muitos atletas da Elite Brasileira e com atletas que já correram até fora do país. Além disso, é com os erros que a gente aprende”, reconhece.

O Campeonato contou com 205 atletas, e Araucária foi representada por três: Leandro, Maicon Sulivan e Marcelo Souza Pires, que passaram por várias dificuldades para completar o percurso. “No segundo quilômetro de corrida, meu baço começou a doer”, conta Maicon. Mesmo com a situação desconfortante, o atleta percorreu os outros 3 km da primeira etapa da prova e subiu na bicicleta, pronto para pedalar os 20 km exigidos. “Peguei a bike em 5º lugar geral, e mantive a colocação por um tempo, mas perdi o pelotão de elite devido à dor”, lamenta.

Ainda que não conseguisse alcançar o pódio, o atleta queria completar a prova e, por isso, decidiu correr os últimos 2,5 km. O problema é que seu corpo não pensava da mesma maneira, e outra dor o surpreendeu. “Muita câimbra. Andei, alonguei, joguei água e comecei a correr mancando até soltar”, recorda. Mesmo com esse problema, o atleta conseguiu o 12º lugar Geral da competição, e agora se prepara para representar a cidade com a equipe nas próximas provas de Duathlon.

Entre elas está o Revezamento Volta à Ilha, que acontece no dia 14 de abril em Santa Catarina, e os esperados Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano, que acontecem no dia 13 de maio, no Rio Grande do Sul. “Estamos treinando forte há um ano, porque queremos chegar mais perto da Elite Brasileira e pegar novamente índice para o Mundial, que vai ser na França”, adianta Maicon, que aproveita para agradecer, em nome da equipe, o apoio da K2 Empreendimentos, do Manocchio Triátlon Team e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Araucária.

Os resultados da prova podem ser conferidos no endereço http://www.yescom.com.br/duathlon_viaparque/2012/portugues.

Colocação Geral

Leandro Jorge da Silva
6º Lugar Geral

Maicon Sulivan
12º Lugar Geral

Marcelo Souza Pires
33º Lugar Geral