Com a chegada do inverno os consultórios dos cirurgiões plásticos ficam lotados de pessoas que buscam melhorar a aparência. Hilario Santos do Carmo, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, comenta que entre os procedimentos mais procurados estão a lipoaspira-ção e a prótese de mama. “Também são realizadas cirurgias de rinoplastia, otoplastia, lifting facial, blefaroplastia, suspensão de sobrancelhas e abdomi-noplastias, além do botox”, compara.

Um dos benefícios de fazer uma cirurgia nessa época, conforme o médico, é que as pacientes podem ter um repouso mais tranqüilo devido as férias escolares. Até mesmo estudantes que fazem algum procedimento nessa época, não precisam perder aula. “A idade entre 14 e 18 anos é ideal para realizar cirurgias plásticas, pois melhoram a auto estima do adolescente.

Idades
A compensação da falta de volume das mamas (hipomastia), que também pode ser realizada após os 15 anos, está na lista de cirurgias que pacientes estudantes realizam em julho para aproveitar as férias.

Na faixa etária dos 20 aos 35 anos, a plástica dos seios com próteses e a lipoaspiração combinadas são escolhas freqüentes para realçar as curvas e estabelecer um contorno harmonioso e imediato em uma única cirurgia.

Dos 35 aos 45 anos, geralmente após as gestações, as pacientes procuram a mastopexia (levantar os seios) e a lipo na cintura, para retirada daquele excesso pós gestação. Em alguns casos há necessidade de fazer a abdominoplastia, que retira a maioria das estrias do abdô-mem inferior, com a retirada do excesso de pele, reforçando a musculatura do abdômem.

A partir dos 45 anos de idade, a pele vem sofrendo ação de agentes externos (clima, irradiação solar, gravidade) com perda da elasticidade, flacidez e rugas. Com isso vem a procura por procedimentos faciais, sendo o botox o mais realizado. Também a cirurgia para levantar as regiões caídas da face como o minilifting facial, o lifting facial, a blefaroplastia (das pálpebras) e o lifting das sombrancelhas são muito procuradas.

A recuperação de uma plástica, segundo explica o cirurgião plástico, leva em torno de sete dias, e com um a dois meses o paciente estará liberado para as atividades físicas.

Já o período de internação dura 12 horas, se não houver outra cirurgia associada que necessite de anestesia local associada com sedação, sempre em ambiente hospitalar. Nesse caso o paciente poderá retornar no mesmo dia para sua casa. Na cirurgia de abdoômem e de face o paciente passará uma noite no hospital.

Dr. Hilario lembra ainda que devido à grande procura por cirurgias no mês de julho, os pacientes devem programar suas consultas com antecedência.

Serviço: O Dr. Hilario Santos do Carmo (CRM 24.211) é consultor em Cirurgia Plástica do Jornal O Popular e atende em Araucária na Clínica IMA (fone 3642-3872) e em Curitiba na Clínica Lenzi,(fone 3244-2055).