Bispo Maronita D. Edgard Madi vai celebrar missa em Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Indicado pelo Vaticano para ser o Bispo Maronita do Brasil, desde dezembro de 2006, Dom Edgard Madi vai celebrar uma Missa Solene com Batizado em Araucária, no próximo domingo, 17 de julho, às 8h30. A celebração será no Rito Maronita e acontecerá na Capela Nossa Senhora de Fátima e São Judas Tadeu, no Jardim Iguaçu, aberta a todas as pessoas da comunidade. Uma das crianças a ser batizada pelo Bispo é o filho da empresária araucariense Nanny Melo.

Segundo a missionária secular scalabriniana Rosiane (https://www.scalabriniani.org/pt/missionarie-secolari/), irmã de Nanny, que trabalhou durante muitos anos em São Paulo junto à comunidade maronita e que atualmente está em missão no México, o bispo libanês Dom Edgard vem para Araucária com a incumbência de expandir o rito maronita no Brasil. “Eles têm construído várias igrejas desse rito aqui no País, principalmente nas capitais, e onde existem comunidades libanesas, inclusive Curitiba e Araucária concentram muitos habitantes libaneses. Os maronitas também possuem um terreno em Curitiba, onde em breve vão iniciar a construção de uma Igreja Maronita. Dom Edgard, desde que está no Brasil, entendeu que sua missão é resgatar o vínculo com as comunidades libanesas no Brasil. E agora surgiu a possibilidade de ele vir para Araucária, onde fará a celebração e também o batizado das crianças”, explicou a missionária.

Sobre o Bispo

Dom Edgard Madi nasceu no dia 22 de abril de 1956, em Beit Mery, histórica cidade localizada a 16 km de Beirute. Completou o curso colegial no Collége Sagesse e os estudos eclesiásticos na Universidade Kaslik, entre os anos de 1977 e 1981. Ordenado sacerdote no dia 14 de agosto de 1983, mudou-se para Boston, nos Estados Unidos, onde se especializou em Educação entre os anos de 1988 e 1991. Ao retornar para Universidade Kaslik, obteve o Doutorado em Filosofia da Educação em 2001. Visitou diversas vezes o Brasil, onde mora seu irmão, em Belo Horizonte (MG), permanecendo por aqui períodos trimensais a cada ano, nos últimos 10 anos.

Madi é editor de vários artigos e palestras publicadas em revistas locais e já ocupou os seguintes cargos: secretário do Bispado Maronita em Beirute de 1983 a 1984; assistente na Paróquia Mar Mikhael em Beirute e na Igreja Latina em Boston de 1988 a 1991; padre na Paróquia Santa Tereza em Mansurieh no Líbano entre 1984 e 1988; diretor em escola High School por cinco anos e Supervisor de Estudos durante 10 anos.

É estudioso desde sua juventude, até os dias de hoje, do Diálogo entre as Religiões, principalmente entre as religiões Cristã e Islâmica. Foi ordenado Bispo Maronita do Brasil no dia 26 de novembro, em Bkerki, sede do Patriarcado Maronita no Líbano. A Posse da Sé do Bispado Maronita em São Paulo aconteceu em 10 de dezembro de 2006, contando com a presença de Dom Boulos Mattar, Bispo Maronita de Beirute e Dom Emilio Boulos Saadé, Bispo Maronita de Batroun.

Dom Edgard Madi substitui Dom Joseph Mahfouz, que permaneceu durante 16 anos à frente do Arcebispado Maronita do Brasil. Dom Josef Mahfouz faleceu no dia 24 de agosto de 2010, aos 78 anos de idade.

Para conhecer mais sobre a Eparquia Maronita, acesse https://www.facebook.com/eparquiamaronita/

Bispo Maronita D. Edgard Madi vai celebrar missa em Araucária
Foto – divulgação

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE