Bom Jesus assumirá administração do São Vicente | O Popular do Paraná

Uma notícia divulgada na noite de segunda-feira, 20 de outubro, pegou muitos pais de alunos do Colégio São Vicente de Paulo de surpresa. Durante reunião convocada pela direção da instituição, veio o anúncio de que, a partir de 2015, o Seminário passará a ser administrado pelo Grupo Bom Jesus, de Curitiba, e se chamará Colégio Bom Jesus / São Vicente.

As opiniões entre os pais se dividiram, no entanto, as dúvidas sobre como esta transição vai afetar o funcionamento do colégio, foram unânimes. Os principais questionamentos são quanto a mudanças na estrutura administrativa, mudanças no quadro de professores, valores de mensalidades, uniformes, entre outras. Outra dúvida seria uma possível crise financeira enfrentada pelo Seminário.

O padre Fabiano Spisla, Superior Provincial dos Padres Vicentinos, que são responsáveis pela administração do colégio, descartou a parceria em função de uma crise financeira, ao contrário, disse que a exemplo de anos anteriores, o colégio vem sendo muito bem administrado, com as finanças em dia.

“O que podemos dizer é que estamos passando por um processo de reconfiguração, onde precisamos reexaminar as obras que temos, sem esquecer o primeiro objetivo de São Vicente, que é o trabalho missionário. Sentimos a falta de sacerdotes que trabalhem nas missões, por esse motivo, teremos que deixar algumas obras. Já deixamos algumas paróquias e agora estamos fazendo a parceria com o Grupo Bom Jesus exatamente para isso. Em primeiro lugar porque sabemos que o Colégio São Vicente, a congregação da missão, tem uma grande responsabilidade para com a comunidade de Araucária”, explicou o provincial.

Ele comentou ainda que a escolha pelo Bom Jesus foi para dar continuidade aos valores cristãos implantados no São Vicente. “Esse é o projeto de reconfiguração, nada de problemas financeiros, ao contrário, estamos fazendo isto para que possamos viver o nosso momento missionário, sem esquecer a nossa responsabilidade do colégio”, frisou.

Mudanças

Segundo o provincial, o Colégio Bom Jesus tem o seu próprio projeto pedagógico e, com o tempo, deverá implantá-lo no São Vicente. “Nós conhecemos este projeto, pois ele está em diversos colégios, e o Bom Jesus tem um nome conceituado”, falou.

Ele comentou ainda que a gestora do Bom Jesus está no colégio, assim como outras pessoas estão por aqui se inteirando de tudo, para organizar o ano de 2015 e para que a transição seja feita de maneira bem tranquila.

Sobre as mudanças na estrutura, padre Fabiano explicou que a instalação do colégio vai ser mantida, pelo menos num primeiro momento. Quanto a questão da matrícula, não houve um aumento significativo e isso foi repassado aos pais no dia da reunião”.

Também com relação ao quadro de funcionários, o padre Fabiano disse que ninguém da equipe será demitido. “Gostaríamos que a comunidade de Araucária ficasse bastante tranquila, pois não daríamos um passo no escuro. Conhecemos o Colégio Bom Jesus e por isso fizemos essa parceria”, conclui o padre.

Bom Jesus passa a comandar em janeiro

Sobre a questão, o Grupo Bom Jesus confirmou que assumirá a administração do Colégio São Vicente de Paulo no dia 1º de janeiro de 2015. A parceria entre as instituições prevê um acordo administrativo e pedagógico, além de oferecer formação da Educação Infantil ao Ensino Médio.

“Neste momento de transição, acontece o estudo dos processos de implantação da reconhecida e moderna proposta pedagógica do Bom Jesus. Os estudantes interessados em ingressar na Instituição poderão efetuar as matrículas a partir do dia 3 de novembro”, informou o grupo através de nota emitida pela sua assessoria de imprensa.

O Bom Jesus atua há mais de 100 anos no Brasil e baseia sua proposta educacional em princípios franciscanos, despertando em crianças, adolescentes e jovens a consciência de seu papel como agentes transformadores da sociedade. Possui unidades nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Texto: Maurenn Bernardo com informações de Raquel Derevecki

Compartilhe esta notícia: