Os produtores podem solicitar o crédito na Agência 381, da Praça Doutor Vicente Machado
A Caixa Econômica Federal vai ampliar suas operações de crédito rural. Para o ano-safra 2013/2014, que começou este mês, o banco vai aplicar mais de R$ 3,7 bilhões em recursos destinados ao custeio agrícola e pecuário e às operações de investimentos em equipamentos, aquisição de animais e projetos de infraestrutura rural. Essa linha de crédito está disponível em cerca de mil estabelecimentos da CAIXA, inclusive na Agência 381, localizada na Praça Doutor Vicente Machado, em Araucária.
Para o vice-presidente de Negócios Emergentes da CAIXA, Fábio Lenza, a atuação no crédito rural integra a estratégia do banco de desenvolver novos negócios e ampliar o portfólio de produtos e serviços. Lenza destaca ainda que o objetivo é oferecer processos ágeis, com procedimentos mais simplificados para operações de menor valor, possibilitando a contratação do crédito rapidamente. “Operações de Custeio de até R$ 300 mil, por exemplo, podem ser contratadas na agência por meio de orçamento simplificado”, explica.
A CAIXA atende produtores, cooperativas e agroindústrias em diferentes tipos de culturas, como soja, milho, trigo, arroz, feijão, sorgo, café, laranja, cana e algodão. A atuação do banco também envolve o financiamento de atividades pecuárias, incluindo os segmentos de bovinos, suínos, aves e ovinos/caprinos. Novas culturas e modalidades de financiamento serão incluídas de acordo com a demanda.
Segundo o vice-presidente, esse segmento ainda oferece benefícios para os produtores rurais e seus familiares e empregados, como planos de saúde e odontológicos. Além disso, o banco oferece programas habitacionais para a construção, reforma, ampliação ou conclusão da moradia no campo para os agricultores familiares e trabalhadores rurais.
Outra novidade que a CAIXA traz para safra 2013/2014 é o Caminhão do Agronegócio, unidade móvel que funciona como agência, divulgando e disponibilizando o crédito rural em feiras agropecuárias e em outros eventos do setor.
Serviço
Em Araucária, o serviço é oferecido pela Agência 381, localizada na Praça Doutor Vicente Machado, 156. “Pode procurar o banco por telefone ou pessoalmente. Estamos à disposição”, afirma Paulo Alves, gerente do banco. A agência atende pelo 3525-5800 ou pelo e-mail ag0381@caixa.gov.br.