Araucária PR, , 16°C

Calorão também aquece as vendas do comércio
Temperatura atípica deste verão tem castigado os araucarienses

O calor que incomoda muitas pessoas é refresco para o comércio que tem batido recordes de vendas neste início de ano. Com as temperaturas ultrapassando os 35ºC e a sensação térmica acima dos 40ºC, o jeito é se refrescar e a melhor saída é o ventilador, o ar condicionado, uma piscina e até mesmo um sorvete bem gelado.

Com o aquecimento das vendas as lojas do município foram obrigadas a reforçar o estoque, mas mesmo assim é praticamente impossível comprar um ventilador em Araucária. “Mesmo debaixo desse sol quente eu percorri todas as lojas da cidade atrás de um ventilador e não encontrei. Com esses dias quentes não dá para ficar sem e o pior é que um apenas não basta tem que ser pelo menos dois”, diz a dona de casa, Cristiane Souza.

E não é somente a Cristiane que ficou sem ventilador neste verão, centenas de araucarienses têm enfrentado esta mesma dificuldade, pois o estoque de produtos a pronta entrega dos estabelecimentos está esgotado. O gerente da Lojas Cem, Tiago Fernando Paes, comenta que a loja recebeu 18 ventiladores na quarta-feira e meia hora depois já tinham vendido tudo. “Todo dia recebemos produtos, mas a hora que chega some, é impressionante”, revela Tiago que completa dizendo que a venda tem sido feita só por encomenda.

Segundo o gerente, a procura por piscinas também tem sido muito grande. “Já que não tem ventilador as pessoas optam pela piscina, afinal têm que dar um jeito de se refrescar”, brinca.

Para se ter uma ideia, em apenas dois minutos outra loja da cidade, a Magazine Luiza, deixou de vender o equivalente a R$ 1 mil somente em ventiladores. “Considerando que o valor do equipamento é de R$ 99, em média, e nesse tempo cerca de 10 clientes entraram na loja para comprar, mas saíram sem o produto, pois não tínhamos a pronta entrega, deixamos de vender este valor bastante considerável”, explica a vendedora Camila Cristina Vieira de Freitas.

Ainda segundo Camila, as piscinas e os climatizadores também estão em falta na loja. A pronta entrega tem somente ar condicionado. “As pessoas têm que fazer o pedido e dentro de dois dias úteis podem vir retirar na loja. Só assim para conseguir comprar um ventilador”, explica.

E quem ainda não conseguiu adquirir o produto é bom correr atrás, pois de acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a previsão é de que este calor ainda permaneça por um bom tempo. Na próxima semana as temperaturas máximas estarão acima dos 33ºC.

Cuidados com a saúde no verão
Para garantir um verão saudável e aproveitar o calor da melhor forma possível, o médico Bruno Souza Albuquerque Maranhão, cirurgião da clínica CDTO, alerta para alguns cuidados especiais com o corpo nesta época do ano. De acordo com o profissional, a hidratação é fundamental.

O médico dá algumas dicas importantes para manter-se hidratado. “É preciso ingerir muito líquido, água, água de coco, consumir frutas e verduras frescas, evitar bebidas alcoólicas e usar roupas leves”, orienta. Não fazer exercícios físicos nas horas mais quentes do dia também é outra dica importante.

Ainda conforme o profissional, nesta época do ano são muito comuns viroses e diarréias, por isso, é preciso tomar cuidado também com a alimentação. “O cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos, pois nesta faixa etária a desidratação ocorre com mais facilidade e as consequências podem ser mais graves”.

Entre os principais sintomas de que o corpo está desidratado estão: sede, diminuição da quantidade de urina, cansaço, mal estar e vômito. “Se o corpo der estes sinais procure orientação médica para evitar maiores problemas”, alerta o médico.

Em relação a pele, Dr. Bruno diz que o filtro solar é essencial. “Também é bom evitar exposição ao sol entre as 10h e às 16h, período em que o sol está mais forte”.

 

Leia outras notícias
EURO EMPREENDIMENTOS