Os vereadores de Araucária aprovaram na noite desta segunda-feira, dia 19, um daqueles projetos que fazem os cidadãos araucarienses terem orgulho de seu legislativo: reduziram em mais de cinquenta por cento o número de estagiários da Casa.
A proposta teve o apoio da totalidade dos vereadores presentes à sessão e segundo o presidente da Câmara, Pedro Ferreira de Lima (PMDB), ela vem ao encontro de uma orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) e também de uma política de austeridade no trato da coisa pública que a atual mesa executiva vem buscando implantar. Com a mudança levada a cabo por Pedrinho da Gazeta, o número total de vagas de estágios disponíveis no Legislativo local cai das absurdas 81 para razoáveis trinta postos. "Apesar do que diziam as más línguas, todos os estagiários sempre cumpriram sua carga horária de trabalho na Casa, mas precisamos nos adaptar a esta nova orientação do Tribunal de Contas, além de continuarmos trabalhando para reduzir os gastos da Câmara", ponderou Pedrinho.
Diferença
Das 81 vagas existentes na Câmara, 49 eram destinadas para estudantes de ensino superior; 29 para de ensino médio; duas para educação especial e uma para aluno de ensino pós-médio, e o restante para portadores de deficiência. Com as mudanças, os postos disponíveis para quem cursa ensino superior serão num total de 20; cinco para aqueles que fazem o ensino médio regular e outros três para portadores de deficiência. Ainda de acordo com o previsto na resolução aprovada na noite de ontem, as mudanças já valem para o próximo mês.
Indicação ou seleção
Apesar de ter diminuído significativamente o número de estagiários da Câmara, a resolução não prevê a forma como as trinta vagas serão preenchidas. Atualmente, este processo não é claro, sendo que ao que se sabe, são os próprios edis quem indicam quem ficará com as vagas. Uma boa maneira de trazer transparência a esse processo seria que a Câmara fizesse um teste seletivo, assim como o próprio Tribunal de Contas já fez e como a Prefeitura em uma única oportunidade o fez.