Compartilhe esta notícia
Câmara de Vereadores abre as portas para receber criançada - notícias da Política  - O Popular do Paraná
Presidente da Câmara, Amanda Nassar, fala aos alunos sobre as atribuições dos vereadores. Foto: Marco Charneski

 

Pra que serve a Câmara? O que faz um vereador? O que é plenário? E tribuna? Como faz pra ser vereador? Quem pode ser vereador? Essas são algumas das perguntas que alunos da rede pública e privada de Araucária estão tendo a oportunidade de fazer aos membros do Poder Legislativo por meio de um projeto implantado recentemente pela Presidência da Casa.

O “Crescendo com Cidadania” foi idealizado pela direção da Câmara como forma de aproximar as crianças que estão concluindo as séries iniciais do Ensino Fundamental do dia a dia do Poder Legislativo, fazendo com que eles entendam – na prática – como funciona a tramitação de projetos de lei, conheçam a estrutura administrativa da Casa de Leis e, principalmente, as atribuições dos vereadores e da estrutura a quais eles estão vinculados.

De acordo com a presidente da Câmara, Amanda Nassar (PMN), a ideia é fazer com que todas as escolas da cidade, públicas e privadas, tenham a oportunidade de conhecer a estrutura legislativa de Araucária. “Daqui até o final do ano, sempre nas quartas-feiras, teremos os alunos aqui nos visitando e tendo a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o funcionamento da Câmara”, pontuou.

Ainda conforme a presidente, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), parceiro desde que foi apresentada à ideia e que disponibilizou o transporte escolar das crianças de suas unidades até a Câmara. “Acreditamos também que esse projeto vai fazer com que as crianças se aproximem ainda mais do dia a dia da cidade em que elas vivem, e mais do que isso, esperamos que a experiência delas aqui seja levada para suas casas e compartilhada com seus pais”, pontuou.

Ontem, por exemplo, quem visitou a Câmara foram os alunos da Escola Municipal Professora Egipciana Paraná Carrano, que fica no jardim Iguatemi. Eles conheceram o gabinete de alguns dos vereadores, além de departamentos da Casa. Ao final, todos foram reunidos no plenário, onde tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o Poder Legislativo.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1164 – 23/05/2019

Compartilhe esta notícia