MohanDas já possui três carimbos na Caderneta do Caminhante
Além de melhorar a circulação, combater a osteoporose, afastar a depressão e trazer muitos outros benefícios para a saúde, caminhar também pode deixar o indivíduo conhecido mundialmente. E não é difícil! Basta participar de 10 caminhadas da Natureza e conseguir os carimbos oficiais desses eventos.
De acordo com o coordenador do Centro de Informações Turísticas, MohanDas, os carimbos são colocados na Caderneta Internacional do Caminhante. A iniciativa é da AndaBrasil – Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social – e tem o objetivo de incentivar a prática de exercícios. “Se a pessoa completar 10 caminhadas, essa carteira é enviada para uma ONG na Suíça e a pessoa receberá um diploma oficial personalizado, um broche, um bordado da AndaBrasil e uma nova caderneta com direito a 20 participações”, explica.
Como participar
No entanto, não é qualquer “caminhadinha” por aí que dá direito a esse reconhecimento mundial. Para completar a carteira, o participante deve marcar presença nos Circuitos de Caminhadas da Natureza promovidos pela Confederação. Esses eventos acontecem nas cinco regiões do Brasil, mas não é necessário viajar muito para encontrá-los. Só no Paraná, por exemplo, são mais de 70 circuitos anuais, sendo que 17 deles acontecem na região metropolitana de Curitiba. “Então é bem fácil conseguir os 10 carimbos, e eu vou tentar completar minha caderneta”, garante Mohan, que já preencheu 30% dela.
Dos três carimbos conquistados pelo servidor, dois são do Circuito Caminhos de Guajuvira, que acontece há dois anos, em Araucária. O evento reúne caminhantes e ciclistas em um percurso de 12 quilômetros entre estadas rurais, plantações e diversos pontos turísticos da cidade e, como pertence à Confederação, “vale pontos na carteira”. Aliás, é importante lembrar que o participante pode apresentar vários carimbos do mesmo circuito, contanto que eles representem edições diferentes. “Eu, por exemplo, participei do circuito daqui de Araucária em 2011 e 2012, e fui, em 2009, em um circuito de Campo Largo”, conta.
Além de Mohan, outras 194 pessoas participaram no circuito araucariense no ano passado. Uma delas é Deise Mikosz, de 45 anos, que marcou presença no evento pela primeira vez, e amou a ideia. “O trajeto é longo, mas você vai devagar e conversando, então não cansa tanto. Além disso, agora eu tenho minha Caderneta do Caminhante, então vou participar dos eventos que acontecem aqui perto e ainda vou levar outras pessoas”, adianta.
Cadastro
Para conseguir a carteira, é necessário efetuar a inscrição em qualquer Caminhada da Natureza. “Quem se inscreve, ganha automaticamente sua caderneta com espaço para 10 carimbos”, afirma Mohan.
Depois, com os espaços preenchidos, basta enviar a carteira para a entidade AndaBrasil na Av. Presidente Antônio Carlos 54/804 – Centro – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20020-010. Mais informações nos sites www.andabrasil.com.br e www.emater.pr.gov.br.