Além dos jogos para comunidade, no local ainda é executado o projeto social “De olho no futuro”
Os moradores do Jatobá estão revoltando com a notícia que receberam há cerca de dois meses: o único campo de futebol do jardim vai sumir para dar lugar a um condomínio fechado. A comunidade já usa o campo há 20 anos, o terreno é propriedade particular: “Já tentamos negociar a legalização do local, mas nunca conseguimos, mas usamos o terreno há muitos anos”, afirmou Luiz Tavares, criador de um projeto social no Jardim.
Além de ser o espaço para diversão e jogos dos veteranos e de toda comunidade, o campo também funciona como base para o programa: “De olho no futuro”. Nele, crianças e jovens da comunidade das categorias Sub11, 13, 15 e 17 treinam futebol. O projeto, além de introduzir a galera no esporte, tem o intuito de afastá-la das ruas e da criminalidade.
“A comunidade está revoltada, tenho medo até que aconteça uma tragédia. Tentamos conversar, mas eles vão construir um condomínio e, simplesmente, nos tiraram da negociação. Conversamos com a Prefeitura, e eles falaram que iam nos ajudar achando outro terreno, mas não conseguiram”, afirmou Tavares. O local é a única opção para a prática de esporte na Vila, é onde o Projeto Social estava firmado para conseguir realizar seu trabalho e onde a comunidade tem momentos de diversão.
“Isso aqui é tudo pra muita gente, os esporte mudou a vida de muitos. Alguns veteranos até pararam de beber para continuar jogando, e crianças de famílias com mães e pais drogados têm aqui uma chance de futuro”, lamenta Luiz. E completa: “Daqui a dez anos, vamos olhar em volta e ver um condomínio fechado, cheio de bandido em volta. Eles fechados ali e tudo ferrado em volta. Estamos numa época em que só se fala de Copa do Mundo, educação e esporte. Como que vão fazer um negócio desse? A gente quer ajuda!”.
Prefeitura
Mario Torres, secretário de urbanismo de Araucária, afirmou que a Prefeitura está tomando as medidas possíveis para minimizar os problemas da comunidade. “A área é particular, e eles têm usado o campo lá, mas isso não é oficial. A Prefeitura, preocupada com a situação, está procurando um novo espaço para uso de campo”, afirmou. De acordo com ele, uma área para a construção de uma cancha para futebol de areia já foi localizada, e a Prefeitura irá se responsabilizar. Também está sendo analisada a possibilidade de se usar o campo do Pan-americano. “É próximo de onde estão e tem a vantagem de uma estrutura muito melhor, com a viabilização de vestiários, alambrados e drenagem. Assim minimizaremos os problemas, oferecendo até uma estrutura melhor em uma área definida”, concluiu o secretário.
O secretário Wanderley Haddad, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, confirmou a construção do campo de areia como medida para minimizar a perda do campo. De acordo com ele, a própria empresa que irá realizar a construção vai oferecer a estrutura, como a de vestiários, para o local. Conforme afirmou, está sendo analisada a construção de um campo perto da Escola Professor Ambrósio Iantas.