Candidaturas locais não empolgaram nas urnas

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Terminada a apuração dos votos em Araucária, o saldo que fica é negativo para a política local. Ao contrário das últimas duas eleições, não tivemos sequer um candidato eleito. Em 2006, elegemos Rosane Ferreira (PV) deputada estadual e em 2010 havíamos eleito a mesma Rosane deputada federal.

O desempenho dos candidatos locais a deputado estadual, aliás, conseguiu ser pior do que o visto na última eleição, quando tivemos duas pessoas da cidade batendo a casa dos dez mil votos na terra dos pinheirais e bem mais do que isso quando o cenário era o Paraná como um todo. Naquela oportunidade, Isac Fialla, então vice-prefeito, fez mais de 23 mil votos. Já Rui Sérgio Alves de Souza, então vereador, fez mais de 19 mil. No pleito de 2014, a vereadora Adriana Cocci (PTN), com o melhor desempenho entre “os prata da casa”, teve apenas 6.028 votos entre os araucarienses e 8.081 no Estado como um todo.

A segunda colocação entre os candidatos locais ficou com o ex-vereador Renaldo Rodrigues (PV), que também não conseguiu empolgar o eleitorado municipal. Fez míseros 5.091 votos nas 275 seções de Araucária e 7.935 em todo o Paraná. Havia certa expectativa em torno do nome do doceiro, já que – pelo menos em tese – ele deveria herdar o capital político de Rosane na cidade. Sua coligação, aliás, era uma das que menos exigia votos para ser eleito. Para se ter uma ideia, Rasca Rodrigues foi eleito pelo PV fazendo apenas 24 mil votos.

Mais feio ainda fez o vereador Paulo Horácio (SD), que conseguiu a incrível façanha de sequer repetir a votação que havia feito para vereador, sabidamente uma eleição bem mais disputada. PH, que em 2012, havia feito 2.566 votos, no pleito para deputado estadual fez apenas 2.480. No Paraná foram 3.566 votos. O resultado, diga-se de passagem, deve ter feito com que se acendesse uma luz amarela no gabinete do solidário, já que claramente isso pode representar um descontentamento do eleitor local com a forma como ele vem administrando seu mandato.

A voz das urnas também mostrou ser insignificante a capacidade de transferência de votos do empresário Hissam Hussein Dehaini (PPS). Ele, que nas eleições para prefeito de 2012 fez mais de vinte mil votos, viu sua candidata à deputada estadual, Monica Coser (PPS), dar vexame no domingo fazendo apenas 1.099 votos em Araucária. Mesmo não sendo muito conhecida na cidade, esperava-se mais de Monica justamente pela parceria com Hissam, que posou ao lado da candidata em santinhos e gravou mensagens de apoio irrestrito a ela.

Veja na tabela ao lado o desempenho de todos os candidatos locais nestas eleições.

site

Compartilhar
PUBLICIDADE