Cão morto chama a atenção para maus tratos
Cão morto dentro de um saco foi deixado na porta do Fórum

Um cachorro morto, abandonado na manhã de ontem, dia 18, em frente ao Fórum de Araucária, chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. Como forma de protesto, o cão estava dentro de um saco de plástico preto, juntamente com um cartaz que dizia que ele morreu devido ao abandono e maus tratos por parte do seu dono.

O protesto levantou a polêmica de quais são os órgãos municipais responsáveis pelos casos de maus tratos e abandono contra animais. Nestes casos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) é a responsável por receber as denúncias de maus tratos. Como funciona: as pessoas poderão ligar para o telefone 3614-7480 para fazer a denúncia e a SMMA envia um veterinário do departamento até o local para fazer uma vistoria e saber as condições do ambiente, se o animal está recebendo água e comida, se tem abrigo ou ainda se está preso com uma corrente muito curta.

De acordo com o Meio Ambiente, dependendo das condições, o proprietário do animal é notificado e, em situações extremas, recebe uma multa de R$ 500,00 por maus tratos, passível de aumento se houver agravantes (ferimentos).

Nos casos de abandono, a SMMA não tem autonomia para agir. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também não pode atuar, apenas em casos onde o animal apresenta algum risco à saúde pública. Já a ONG Bicho Não é Lixo também não recolhe os animais abandonados porque não tem estrutura.