A prefeitura de Araucária irá construir mais um centro de processamento de materiais recicláveis na cidade. Ele será erguido no bairro Capela Velha e atenderá a região norte do município.

O anúncio do projeto aconteceu na tarde de ontem, dia 10, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal. Além do prefeito Olizandro José Ferreira, do secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei Falat de Souza, a solenidade também contou com a presença do coordenador geral da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Alcidino Bittencourt Ferreira.

Sul e norte
Além das obras do novo centro de reciclagem do Capela Velha, o município já iniciou há algum tempo a construção de outro espaço com a mesma finalidade no jardim São Sebastião, bairro Tindiqüera, região Sul da cidade. O Centro de Processamento do São Sebastião terá 2.270 m² de área construída, sanitários, vestiários, refeitório, escritório, sala de reuniões e espaço para recebimento e separação de materiais recicláveis.

Para o prefeito, os dois novos espaços servirão para ampliar e otimizar a separação e a comercialização dos recicláveis. Hoje este trabalho é feito por uma empresa terceirizada. “Quando as obras forem concluídas, o Centro localizado no São Sebastião será gerenciado pela Associação de Carrinheiros Reciclar, única no município. Já para gerenciar a nova unidade do Capela Velha pretendemos formar uma nova associação”, explica.

As duas novas unidades de reciclagem também gerarão economia aos cofres públicos. “Além do trabalho social gerado por este projeto, a prefeitura economizará em aluguel, já que hoje a separação dos recicláveis recolhidos é feita em um barracão alugado”, comentou o secretário de Meio Ambiente, acrescentando que todo o lucro gerado com a venda dos materiais será destinado aos carrinheiros que fazem parte do projeto.

Como é hoje
Por mês, são recolhidos no município cerca de 20 toneladas de recicláveis e outras 25 toneladas de papel, coletados nas repartições públicas do município. Todo este material é encaminhado para um barracão alugado pela prefeitura. Lá é feita a separação dos recicláveis e dada a destinação correta para o material.