Capoeiristas de Araucária se destacam em Santa Catarina

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Capoeiristas de Araucária se destacam em Santa Catarina
Nove atletas participaram do Encontro de Capoeira, em Joinville

Buscar aperfeiçoamento e competir. Esses foram os objetivos que fizeram com que nove capoeiristas araucarienses deixassem Araucária nos dias 18 e 19 de maio para participar de um Encontro de Capoeira na cidade catarinense de Joinville.

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), o evento reuniu atletas, professores e mestres do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Todos eles participaram de um curso ministrado pelo Grão Mestre Santana, natural da Bahia, e ainda competiram em alto nível.

De acordo com o professor Canarinho, uma das categorias do torneio foi a “aberta”, que não apresenta distinção de peso e nem de graduação, ou seja, o adversário pode ser maior e mais preparado que seu oponente. “Tive que disputar com o Mestre e os outros adversários eram bem maiores que eu, em peso e conhecimento”, conta. No entanto, as dificuldades não o desanimaram, e o professor conquistou o segundo lugar da categoria.

Além dele, o professor Roither Oliveira de Paula e os atletas Jean Carlos de Miranda e Sthefany Sabrina Glembosk também conquistaram resultados gratificantes na competição.

A capoeira
Segundo a SMEL, o trabalho da capoeira em Araucária leva em consideração quatro quesitos de avaliação para a pontuação: volume de jogo (quantidade de movimentos), tradição (relação com a capoeira praticada pelos ancestrais e que mantém a seriedade), técnica (execução com perfeição dos movimentos) e harmonia (jogar conforme o ritmo). “Esses são os fundamentos passados para os atletas para que eles possam jogar sem maldade e sem contato físico, executando só os movimentos técnicos, e usando a criatividade durante a atividade. Trabalha-se bastante também as atividades lúdicas para que os atletas se divirtam”, completa a assessoria.