Nove atletas participaram do Encontro de Capoeira, em Joinville
Buscar aperfeiçoamento e competir. Esses foram os objetivos que fizeram com que nove capoeiristas araucarienses deixassem Araucária nos dias 18 e 19 de maio para participar de um Encontro de Capoeira na cidade catarinense de Joinville.
De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), o evento reuniu atletas, professores e mestres do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Todos eles participaram de um curso ministrado pelo Grão Mestre Santana, natural da Bahia, e ainda competiram em alto nível.
De acordo com o professor Canarinho, uma das categorias do torneio foi a “aberta”, que não apresenta distinção de peso e nem de graduação, ou seja, o adversário pode ser maior e mais preparado que seu oponente. “Tive que disputar com o Mestre e os outros adversários eram bem maiores que eu, em peso e conhecimento”, conta. No entanto, as dificuldades não o desanimaram, e o professor conquistou o segundo lugar da categoria.
Além dele, o professor Roither Oliveira de Paula e os atletas Jean Carlos de Miranda e Sthefany Sabrina Glembosk também conquistaram resultados gratificantes na competição.
A capoeira
Segundo a SMEL, o trabalho da capoeira em Araucária leva em consideração quatro quesitos de avaliação para a pontuação: volume de jogo (quantidade de movimentos), tradição (relação com a capoeira praticada pelos ancestrais e que mantém a seriedade), técnica (execução com perfeição dos movimentos) e harmonia (jogar conforme o ritmo). “Esses são os fundamentos passados para os atletas para que eles possam jogar sem maldade e sem contato físico, executando só os movimentos técnicos, e usando a criatividade durante a atividade. Trabalha-se bastante também as atividades lúdicas para que os atletas se divirtam”, completa a assessoria.