Quem pagar o imposto em parcela única até o dia 8 de março tem 15% de desconto

Os proprietários de imóveis na área urbana de Araucária já começaram a receber em suas casas o carnê 2007 do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Este ano o aumento no imposto foi de pouco mais de 4%. “É só a correção da inflação do último ano”, explicou o secretário de Finanças, Marco Antônio Ozório.

Assim como no ano passado, os contribuintes terão três opções de pagamento do imposto. A primeira é a quitação em cota única até o dia 8 de março com 15% de desconto. Se perder esta data, o contribuinte também pode pagar em cota única até o dia 8 de abril. Só que neste caso o desconto cai para 10%. A terceira opção é o parcelamento em 6 vezes, com a primeira vencendo também no dia 8 de abril.

Todas estas opções estão sinalizadas no carnê do IPTU. Segundo a Secretaria Municipal de Finanças (SMFI), aquelas pessoas que não receberem o carnê em casa devem se dirigir até a Prefeitura, no setor de IPTU do Espaço Cidadão para solicitar a emissão da segunda via do documento.

Dívida ativa
Aquelas pessoas que não pagaram o IPTU em outros anos devem procurar a Prefeitura para regularizar a situação. “É importante que as pessoas mantenham seus impostos em dia, senão ela corre o risco de ter seus débitos inclusos em dívida ativa e estas serem cobradas judicialmente, visto ser esta a instrução do Tribunal de Contas do Estado”, explica Marco Ozório. Ainda segundo ele, no próprio carnê há a indicação da existência de débitos. “O contribuinte pode parcelar estes débitos, facilitando assim o pagamento e evitando problemas futuros”, finalizou.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe