Carreata Crueldade Nunca Mais movimenta a cidade
Faixas, cartazes e vidros pintados foram usados na manifestação

Muitas buzinas e mensagens a respeito de animais chamaram a atenção de brasileiros, britânicos e norte-americanos por volta das 10h do último domingo, dia 22. Em Araucária não foi diferente. A manifestação nacional Crueldade Nunca Mais mobilizou centenas de pessoas, que participaram da carreata promovida pela ONG Bicho Não é Lixo. A manifestação teve o objetivo de lutar por uma penalização correta e efetiva para quem maltrata os animais.

A carreata começou na Praça da Bíblia, em frente à Câmara de Vereadores, e percorreu as principais ruas da cidade. Durante o percurso, os manifestantes convidavam a população a denunciar pessoas que fossem cruéis com seus animais e a lutar para que elas recebessem punições mais rigorosas. Para isso, os participantes usavam camisetas brancas, alguns foram fantasiados de animais, e os representantes da ONG utilizavam o microfone para explicar a necessidade do projeto. Muitos carros também carregavam faixas, cartazes e até tinham os vidros pintados com dizeres pacíficos como “Os animais pedem justiça”, Crimes contra animais devem ser punidos com rigor” e “Os animais não votam, mas nós sim!”.

Segundo a ONG Bicho Não é Lixo, a lei atual é muito branda e não pune devidamente quem comete crimes contra animais. Para mudar essa realidade, a voluntária Ana Paula, integrante do grupo, explica que a manifestação é apenas o início de uma série. “A manifestação Crueldade Nunca Mais é um movimento pacífico organizado pelos protetores de animais do Brasil, e será o primeiro passo de uma série de ações que visa a penalização correta para crimes de maus tratos aos animais. Queremos mais do que apenas uma multa!”, solicita.
Por enquanto, o que existe são duas regulamentações a respeito da crueldade contra os animais. Uma delas é o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605, que dispõe sobre o crime e maus tratos, e o Decreto Federal nº 24.645, que define o que são esses maus tratos e estabelece o papel das autoridades a respeito deles.
 

Carreata Crueldade Nunca Mais movimenta a cidade
Centenas de pessoas participaram da manifestação em Araucária 

Resultados
Devido a essa realidade, Ana explica que a manifestação teve como meta incentivar a população e as autoridades a lutarem por punições mais severas. “Além de chamar a atenção da população, nosso objetivo foi chamar a atenção dos governantes para que eles façam projetos e deem mais atenção a essa necessidade em nosso município”, afirma Ana.

A primeira meta, que era conseguir apoio do público, já está sendo alcançada. “A população comentava durante a passeata, nos parabenizava pelo projeto e já reconheceu o trabalho por telefone e no Facebook”, comemora a voluntária. Além disso, Ana ficou emocionada com a participação de crianças no evento. “É muito importante saber que elas também entenderam a mensagem. Se nós ensinarmos essas crianças hoje, talvez tenhamos menos animais sofrendo amanhã”, afirma.

Os efeitos iniciais já são comemorados, mas a ONG ainda aguarda resultados políticos. Enquanto eles não vêm, o grupo aproveita para agradecer a todos os que participaram da manifestação lutando por esse ideal e se unindo ao evento com seu carro e com sua animação. Além dos manifestantes, a ONG também agradece ao senhor Palmonari, aos deputados Toninho e Rosane, ao vereador Clodoaldo e aos meios de comunicação da cidade – Rádio Iguassu, TV Araucária e jornal O Popular.

Conheça a Bicho Não é Lixo
A Ong Bicho Não é Lixo é uma entidade sem fins lucrativos organizada por voluntários que acreditam que “todos os animais têm o mesmo direito à vida” (Direitos Universais dos Animais). Além disso, o grupo garante que defender os animais é uma forma de proteger o meio ambiente. A ONG foi fundada no dia 4 de outubro de 2010 e, desde então, luta para conscientizar a população. No entanto, vale lembrar que ela não recolhe animais, nem mantêm abrigos.

Quem desejar entrar na luta junto à Ong pode entrar em contato com a Ana Paula pelo telefone 9947-5810 ou pelo e-mail ong.bichonaoelixo @hotmail.com. Também é possível acompanhar as novidades no site da manifestação www.bicho naoelixo. org.br ou no perfil da entidade no Facebook: Bicho não é Lixo.