Problema que a população enfrenta com animais soltos nas ruas está prestes a ser resolvido

A empresa SJP Construções e Empreendimentos Ltda, contratada pela Prefeitura de Araucária para executar a obra do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), acelerou o ritmo dos trabalhos devido ao atraso no crono­grama, provocado pela chuva. A PMA está acompanhando de perto a execução da obra.

“Nesta fase está sendo levantada a estrutura de alvenaria do CCZ, sendo que um dos três blocos já está com cobertura. Também estão sendo feitos serviços de terraplanagem para o início da construção do calçamento”, explica o secretário de Obras Públicas e Desenvolvimento Urbano de Arau­cária, Conrado Faria de Albuquerque.

A estimativa da prefeitura é terminar a obra no começo de junho e o início das atividades está previsto para o final de 2007, já que haverá um processo licitatório para a compra de equipamentos.
O prefeito Olizandro José Ferreira destacou a importância do Centro de Controle de Zoonoses e disse que, “assim como o Hospital Municipal, o controle da população de cães nas ruas é outra constante reivindicação dos cidadãos. Depois de tanto esforço, finalmente o CCZ vai sair do papel para a melhoria da qualidade de vida de todos, já que o projeto vai recolher os animais doentes das ruas e dar o tratamento adequado”.

Estrutura
O CCZ fica em Campina das Pedras, uma das localidades rurais mais próximas ao Centro de Araucária, o que facilita o acesso da população. Com 600 m² de área cons­truída, terá um espaço administrativo, centro cirúrgico para a castração e vacinação dos animais, canil, gatil e nos fundos do terreno haverá um espaço para animais de grande porte, como cavalos por exemplo. Para a apreensão dos animais a prefeitura contratará um serviço ter­ceirizado de carrocinha.

No CCZ serão desenvolvidas atividades de controle e monitoramento de populações animais, detecção e atuação nos focos de zoono­ses, controle de veto­res e animais peçonhen­tos e atuação na área de educação, prevenção, medidas de intervenção nos riscos de transmissão dessas zoonoses e doenças.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe