Mudas estão sendo plantadas nas ruas centrais, comunidade está sendo orientada a preservá-las

A Secretaria de Meio Ambiente de Araucária (SMMA) iniciou em fevereiro o Plano de Arborização Urbana para a área central da cidade. Serão plantadas 3.380 árvores de onze diferentes espécies.

De acordo com o secretário interino de Meio Ambiente de Araucária, Tadeu Lucaski, a escolha das espé­cies leva em consideração diversos fatores para não prejudicar a estrutura das vias. “Escolhemos espécies que além de serem bonitas, não vão interferir na fiação de luz e na iluminação, não prejudicarão a rede de esgoto, o calçamento e a visibilidade dos motoristas”, explica Tadeu.

As mudas têm em torno de 1,5 m de altura e a previsão da SMMA é que sejam plantadas em média 150 mudas por dia.

Paralelamente ao plantio está sendo feito um trabalho de educação ambiental com os moradores, comerciantes e alunos das escolas que ficam nas ruas beneficiadas. São repassadas informações sobre o objetivo e a importância am­bien­tal da arborização urbana para a qualidade de vida das pessoas.

O prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira (PMDB), conta com a ajuda da comunidade para fiscalizar a ação de vândalos. “Para que o processo de arborização urbana tenha êxito e cumpra sua função é fundamental o envolvimento dos moradores e comerciantes, que devem auxiliar a prefeitura no combate ao vandalismo denunciando os depredadores das árvores à Secretaria de Meio Ambiente”, alerta o prefeito.

Para denunciar atos de vandalismo contra as árvores os cidadãos devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone 3901-5032.

As árvores na área urbana embelezam as ruas, atenuam as temperaturas com o controle da umidade do ar, formam uma barreira que diminui a propagação de ruídos, atuam como filtro de poeira e gases, controlam o efeito estufa, valorizam os imóveis e servem de refúgio para aves.

A arborização da área urbana de Araucária deve contribuir para o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos habitantes. “Nenhuma tecnologia desenvolvida pelo homem se mostrou mais eficiente para a retirada de gás carbônico da atmosfera do que as árvores. O plantio delas é a opção mais prática para o controle do efeito estufa e para a suavização da aridez da cidade”, destaca o secretário interino de Meio Ambiente.

Saiba quais ruas serão arborizadas:

Av. Dr. Victor do Amaral
Rua Professor Alfredo Parodi
Rua Pedro Druszcz
Rua Lourenço Jasiocha
Rua Júlia Tereza Bini
Rua Guadalajara
Rua Maria de Lourdes Grabowski Kampa
Rua Alencar Alves Guimarães
Av. Archelau de Almeida Torres
Rua Fernando Suckow
Rua Miguel Bertolino Pizzatto
Av. Brasil
Rua Paulo Alves Pinto
Rua Francisco Xavier da Silva
Rua Dr. Bruno Cichon
Rua Cel. Joaquim Palhano
Rua Prefeito Odorico
Rua Major Sezino Pereira de Souza
Rua Jorge Antônio Mansur
Av. São Vicente de Paula
Rua Dr. Claudino dos Santos
Rua Cel João Antônio Xavier
Rua Roque Saad
Av Nossa Senhora dos Remédios

VEJA TAMBÉM

Compartilhe