Compartilhe esta notícia

Cinema amplia possibilidade de estudos - notícias da Sem categoria  - O Popular do Paraná
Guilherme, João Vitor, Emilly, Débora e Edinei apresentaram o trabalho antes do filme para os pais e professores presentes

Junto com a professora Celene Aparecida de Vito, os alunos do 3º B da Escola Municipal Professora Nadir Nepomuceno Alves Pinto passaram pela literatura, teatro, cinema e desenvolveram, ao longo desse ano, o curta-metragem “A Escola Mal-Assombrada”. Como explicou o diretor Rafael Torquato, o trabalho teve como base o gênero literário “narrativa de aventura”, conteúdo de língua portuguesa do 1º bimestre.

“Inicialmente, os alunos ouviram a leitura de duas diferentes obras de uma mesma autora. As histórias se referiam a aventuras vividas por crianças, em espaços distintos. Os títulos trabalhados durante o 1º Bimestre foram: ‘A mina de ouro’ e ‘A ilha perdida’, da autora Maria José Dupré’, explicou. Logo no 2º Bimestre, houve a continuidade do trabalho, com a produção coletiva de um roteiro, em que os alunos fizeram as vezes de autores e atores. O processo durou um mês e, em seguida, o texto foi transformado no filme. “O roteiro foi lido em fragmentos, os quais foram encenados pela turma, bem como filmados”, completou.

Durante o 3º bimestre, o filme foi editado e finalizado na duração de 20 minutos. A imersão no cinema trouxe resultados gratificantes para a turma, como maior interação, agilidade e sensibilidade: “Após a realização das atividades e a produção do filme, foi possível verificar o grande avanço dos alunos em relação à oralidade, expressão corporal e segurança em relação à exposição e fala. Foi uma experiência gratificante!” comemorou a professora Celene. A experiência também foi aprovada pelos alunos, que estudaram, aprenderam e se divertiram, utilizando a arte, o cinema e seu processo de imersão, como confirma o aluno Edinei: “Eu achei muito legal participar do filme, porque ele foi feito pelos alunos. Isto me ajudou a não ficar mais envergonhado para falar na frente dos meus colegas”.

Estreia
Após a conclusão das etapas de produção do curta-metragem foi programada a estreia do filme. Os pais, juntamente com os seus filhos, foram convidados e no dia 06 setembro assistiram a primeira exibição para o público. Posteriormente, foram desenvolvidas atividades relacionadas à interpretação do filme, abordando o tipo de narrador, a estrutura da narrativa, as diferenças entre os personagens, bem como as características próprias de um curta metragem. O trabalho rendeu frutos: “Parabenizo a professora e todos os alunos do 3º B pela criatividade e empenho na realização deste projeto maravilhoso”, elogiou o diretor da escola. Agora o filme também será exibido para o restante da escola.

Compartilhe esta notícia