Araucária PR, , 19°C

á menos de dois meses em Araucária, o projeto Cinepop Brasil, patrocinado pela Fosfertil através da Lei Rouanet e com apoio do Ministério da Cultura, já atendeu cerca de 12.600 espectadores de nove comunidades, incluindo a zona rural. A primeira delas foi o bairro Tupy, onde o projeto foi lançado, no dia 18 de março.

No total foram 110 sessões voltadas para as comunidades e alunos da rede pública de ensino do município, com projeções que envolvem somente filmes nacionais e atendem diversas classes sociais. Os filmes são obras audiovisuais adequadas ao perfil e faixa etária dos estudantes e da própria comunidade.

Durante estes dois meses, segundo seus coordenadores, o projeto vem conquistando a simpatia e credibilidade das comunidades e se tornando parte integrante das ações de fomento à cultura local. “O Cinepop estimula em sua base a formação de novas platéias para o cinema nacional”, complementa André, um dos coordenadores.

O projeto ficará na cidade até meados de setembro e no decorrer deste período, prosseguem as exibições nas comunidades e as oficinas de cinema, programadas para o período das férias, devido à disponibilidade de espaço. As oficinas são inteiramente gratuitas, podendo participar qualquer pessoa interessada, desde que tenha 15 anos de idade. As inscrições serão divulgadas em breve.

O projeto Cinepop tem o patrocínio cultural da Fosfertil, apoio cultural do Ministério da Cultura e do jornal O Popular, apoio institucional da Prefeitura de Araucária, através das secretarias municipais de Educação e Cultura, e produção e execução da Perfil Consultoria Cultural.

Leia outras notícias