Araucária PR, , 25°C

Clínica OdontoCoser oferece tratamento para doenças nas gengivas
Visitas periódicas ao dentista podem evitar problemas sériosClínica OdontoCoser oferece tratamento para doenças nas gengivas
A periodontite pode resultar na perda gradual do dente e suas estruturas de suporte

Que o sorriso é um “cartão de visita” todos já sabem. No entanto, ainda que o ditado seja popular, muitos ainda escovam os dentes com pressa, deixam de lado o uso do fio dental e retardam, ao máximo, aquela visita “periódica” ao dentista. Essa falta de cuidado pode parecer ingênua, mas, segundo a doutora Virgínia Auzani Coser, é muito séria.

Uma das consequências é a doença periodontal, na qual uma infecção bacteriana crônica afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes. “Se não for tratada, ela até pode causar a perda dentária”, adverte Virgínia.

De acordo com ela, esse problema começa como uma gengivite, tornando as gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, o que faz com que sangrem com facilidade. “Nesta fase, há pouco ou nenhum desconforto, e a situação é reversível com tratamento profissional e uma boa higiene oral”.

No entanto, se o paciente continua relapso, o problema pode evoluir para a periodontite, se tornando mais grave. “Com o tempo, a placa pode se espalhar e crescer por baixo da gengiva, que será irritada pelas toxinas produzidas pela bactéria. Essas toxinas estimulam uma resposta inflamatória crônica, na qual nosso organismo se volta contra si próprio, e os tecidos e o osso que suporta os dentes são atacados e destruídos”, explica.

Além disso, a doutora afirma que as bactérias associadas à doença periodontal e os componentes inflamatórios podem, através da corrente sanguínea, ameaçar outras partes do organismo. “Gengivas doentes significam um organismo doente”.

Causas
Por isso, é necessário atentar para os fatores que predispõem à doença. “Fumo, hereditariedade genética, estresse, gravidez, medicações, parafunção, diabetes e má nutrição podem prejudicar a saúde de sua gengiva”, enumera a doutora.

Ainda segundo ela, pes­quisas apontam que as bac­térias responsáveis pela doen­ça periodontal podem ser transmitidas através da saliva, o que expõe crianças e cônjuges ao risco de contrair o problema. “Então, se você ou alguém da sua família apresentar sinais e sintomas da doença, nos procure para que um tratamento adequado seja realizado por nossa equipe de profissionais capacitados”, convida.

Serviço
Virgínia atende na Clínica OdontoCoser, localizada na Rua Paulo Alves Pinto, 585. Mais informações pelos telefones 3642-1476 e 3031-1476.

Sinais e sintomas da doença periodontal
– As gengivas sangram facilmente durante a escovação ou uso do fio dental
– Gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas
– Mau-hálito persistente
– Presença de secreção purulenta entre os dentes e as gengivas
– Mudança de posição ou mobilidade dentária
– Possuir um membro da família que apresenta periodontinte
– Apresentar problemas cardíacos ou respiratórios, diabetes, ou osteoporose
– Dentes aparentando estarem mais curtos ou ter um sorriso que mostra muito a gengiva
– Dentes aparentando estarem mais longos ou com maior sensibilidade ao frio ou ao calor
– Presença de manchas ou depósitos de tártaro na superfície de seus dentes, principalmente próximo a gengiva
– Fumar mais de 10 cigarros por dia

Leia outras notícias