Concurso vai nomear o mascote da GMA
O mascote participará de atividades do DAP que envolvam crianças

A Guarda Municipal de Araucária (GMA) ganhou mais um aliado: um mascote de pelúcia. O “cão”, da raça São Bernardo, participará das atividades do Departamento de Ação e Prevenção (DAP) que envolvam crianças. A intenção é aproximar o público juvenil das questões de segurança, aproveitando a maneira lúdica e descontraída para tratar assuntos importantes. O prefeito, Olizandro Ferreira, conheceu o personagem e lançou um concurso para que alunos das escolas municipais escolham o nome do novo aliado.

Foram os próprios guardas municipais que sugeriram a criação do mascote, uma tendência relacionada à ideia de polícia comunitária. “Fazemos um trabalho bem bacana já nas escolas, com palestras e blitze. No entanto, queríamos nos aproximar um pouco mais da realidade deles. A maneira lúdica foi uma alternativa que encontramos para alertar sobre algumas situações e de tratar temas delicados como bullying e violência, sem que tenham medo da figura do guarda”, explica o diretor do DAP, Edvaldo Tonholi de Lima.

Todos os alunos do ensino fundamental (1° ao 9° ano) regularmente matriculados nas escolas municipais poderão participar do concurso. As próprias escolas farão uma pré-seleção das sugestões de nomes indicadas pelos alunos e encaminharão as escolhidas para serem julgadas por uma comissão formada por profissionais da Secretaria Municipal de Segurança e da Secretaria Municipal de Educação.

O tema sugerido para o nome está relacionado aos conceitos que deram origem ao mascote: amizade, aproximação, prevenção, orientação, escola, Guarda Municipal e segurança. Haverá uma premiação simbólica para os três primeiros colocados na data provável de 28 de abril.