Araucária PR, , 22°C

Conselho de Saúde escolhe novo presidente hoje

O prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) empossou na quinta-feira (21) da semana passada os novos conselheiros municipais de Saúde, que haviam sido eleitos em novembro de 2009 durante a décima edição da Conferência Municipal de Saúde.

Ao todo, o novo conselho abarca 64 pessoas (32 titulares e 32 suplentes). Destes, 12 são representantes da Prefeitura; 4 dos prestadores de serviço de Saúde, 4 dos profissionais do setor privado de Saúde; 12 representam os profissionais de saúde, e 32 os usuários do setor público de Saúde, ou seja, o povão. Eles vão ficar no cargo por dois anos: 2010 e 2011.

São muitas as atribuições do Comusar, um órgão permanente, com funções deliberativas, que atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde de Araucária, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Tamanha é a importância do Conselho que boa parte dos méritos ou da responsabilidade pelo estado da saúde oferecido aos araucarienses deve ser atribuída ao trabalho do Comusar. É por isso, justamente, que a eleição para escolha do novo presidente do órgão vem despertando o interesse de muita gente. A definição ocorre nesta terça-feira, dia 26, na sede do Comusar, às 18h.

Por se tratar de um conselho de controle social, a briga é para que o presidente não seja um representante do poder público. Do mesmo modo, caso os conselheiros estejam mesmo com interesses republicanos, será necessário escolher entre seus pares alguém que não seja pelego do Executivo, pois vez ou outra (ou vez em sempre) Conselho e Secretaria de Saúde irão divergir sobre os rumos do sistema público de saúde em Araucária.

A escolha do presidente também vem despertando especial atenção por outro motivo: a implantação do SAMU regional e o modo como vem sendo administrado o Hospital Municipal de Araucária (HMA). Em ambas situações será necessário que o Conselho faça uma avaliação técnica, coerente e comprometida com os interesses da população de Araucária. É, como se pode ver, o novo conselho e, em especial seu presidente, terão muito trabalho pela frente.

Serviço

A eleição para escolha do novo presidente do Comusar é aberta ao público e acontece na sede do Conselho, que fica na rua rua Coronel João Antônio Xavier, em frente à Distribuidora de Doces Rodrigues.

Conselho de Saúde escolhe novo presidente hoje

Leia outras notícias