Araucária PR, , 23°C

Coopermarger faz dois anos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Na sexta-feira, dia 29 de agosto, as integrantes da Coopermarger – Cooperativa de Confecções Mulheres em Ação Gerando Renda receberam em sua sede, no Jardim Jatobá, amigos e autoridades locais para uma comemoração especial: os dois anos de atividade do grupo.

Constituída em agosto de 2006 por mulheres araucarienses que possuíam alguma experiência em costura e um grande desejo de ter uma oportunidade de emprego, a cooperativa é um exemplo de organização.

“Tínhamos o sonho de aumentar a renda familiar e ter um trabalho digno, por isso decidimos unir esforços e montar a cooperativa. Hoje contamos com uma sede e vemos que deu certo porque já temos um bom número de clientes, a maioria é formada por empresários interessados no desenvolvimento do cooperativismo na cidade”, conta a vice-presidente da Coopermarger, Neide Soares dos Santos Sodré.

Mesmo antes de ser formada a cooperativa, quando ainda era somente um grupo de mulheres que participavam dos cursos de Operador de Máquina de Costura Industrial, elas já contavam com o apoio e manutenção técnica da prefeitura. Mais tarde, se aperfeiçoaram após participar de cursos profissionalizantes oferecidos em parceria entre a prefeitura e o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

“Em parceria com o Senac foram oferecidos aproximadamente 11 cursos num período de dois anos, além disso, elas contam com supervisão e assessoria técnica em cooperativismo de profissionais especializados”, destaca o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Henrique Theobald.

As 15 cooperadas trabalham com dez máquinas emprestadas pela Associação de Proteção à Maternidade e à infância de Araucária – APMI e mais cinco pelo Rotary Clube de Curitiba Cidade Ecológica.