Crianças de Araucária têm urgência por medula óssea
A pequena Suelen precisa da sua ajuda

Com apenas 3 anos de idade, Suelen Lorena Joslin vive um drama comovente. Portadora de leucemia linfóide aguda (LLA), a garotinha precisa urgentemente de um transplante de medula óssea para garantir a sua sobrevivência.

Segundo a mãe Leocádia, a doença foi diagnosticada há dois anos e, desde então, Suelen passou a fazer sessões constantes de quimioterapia. “O tratamento estava indo bem, ela reagia às quimios, mas este ano veio a triste notícia de que somente um transplante de medula poderia salvá-la”, conta a mãe.

A partir da necessidade de encontrar um doador compatível, a família começou a travar uma batalha contra o tempo. “Minha filha não tem muito tempo, e ao contrário de outras crianças, que vão à escola, correm, pulam, brincam e curtem a infância, Suelen vive em hospitais fazendo exames, fica internada com frequência e não pode frequentar uma escola devido à baixa imunidade. É muito triste ver a tua filha, tão pequenininha e indefesa, passando por esta luta tão grande. Por isso precisamos contar com o apoio das pessoas para se cadastrarem e serem doadoras de medula óssea”, imploram os pais Leocádia e Dirceu.

E não é preciso ir muito longe para encontrar casos semelhantes ao de Suelen. Em Araucária, os garotos Michel Figuel, de 14 anos, e Samuel Mass de Lima, de 4 anos, também estão na fila do transplante de medula e lutam contra o tempo para sobreviver. Os dois são portadores de leucemia LLA.

Ajude!
E você, vai ficar aí parado? Já fez seu cadastro para se tornar um doador e salvar uma vida? É fácil: basta se dirigir a um banco de sangue de Curitiba. Você só vai tirar um pouquinho de sangue para saber sua tipagem e seus dados vão para o cadastro do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome.
Se você for compatível com alguém que está na fila, será chamado para fazer outros exames e a doação de medula óssea, que é um procedimento feito em centro cirúrgico, sob anestesia, mas que também não é um bicho de sete cabeças. Qualquer pessoa com boa saúde poderá ser um doador.

Locais para se cadastrar
Faça sua doação no Hemobanco de Curitiba, na Rua Capitão Souza Franco, 290 – Bigorrilho, fone (41) 3023-5545 / 3079-5547ou ainda no HCC Hemepar Curitiba, que fica na Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV, fone (41) 3281-4000.
E se você que mora em Araucária e não tem como ir até Curitiba, a família do Samuel Mass está levando as pessoas com veículos gratuitos. Basta agendar o dia e o horário com a Raquel (mãe do Samuel) pelos fones 3552-2244 ou 9699-3477 ou Maria, pelos fones 3607-3216 ou 9677-3364.