Cuidados na hora de comprar os chocolates
Na hora de comprar os chocolates, os consumidores devem pesquisar preços e avaliar as condições do produto

Coloridos, deliciosos e com várias surpresas atrativas, principalmente para crianças. Na hora de comprar os ovos de Páscoa, o consumidor precisa ficar atento e não se deixar levar pelas características do produto. Também é importante pesquisar, pois as diferenças de preços dos chocolates têm variações significativas.

Outra dica que deve ser levada em conta na hora de fazer as compras de Páscoa é planejar previamente quanto se pode e se pretende gastar. Vale também comparar se vale a pena comprar ovos ou barras, pois o preço do quilo do chocolate em barra e em forma de ovo pode variar quase 400% – ou seja, o ovo custa perto de cinco vezes o preço da barra.

Embora seja difícil presentear as crianças com barras de chocolate em vez de ovos, os pais podem dialogar com os filhos e explicar esta diferença. Isso porque a simbologia da Páscoa não justifica uma diferença tão grande entre os preços, mesmo sabendo que há tecnologias diferentes no processo de fabricação dos dois produtos. “Em vez de os pais se submeterem à simbologia, por que não ensinar às crianças que elas podem ganhar mais chocolate com o mesmo preço?”, sugere o Procon.

Os caseiros
Nesta época do ano também é importante ficar atento na hora de comprar ovos, trufas e bombons de fabricação caseira. O ideal é fazer uma degustação do chocolate que será utilizado e analisar a higiene do local de fabricação. Os fornecedores de produtos caseiros devem seguir as mesmas regras dos produtos industrializados.