A Prefeitura vai fazer calçadas em várias ruas de alguns bairros de Araucária neste início de 2014, que já está quase aí. O empenho do prefeito e equipe é louvável e as obras vão acontecer por conta de seu relacionamento com o Governo do Estado que, por sua vez, vai antecipar os recursos, dando condição de que tudo aconteça.

A cidade vai ficar mais bonita como um todo, com ruas arrumadas e calçadas legais, feitas em paver. Os imóveis que ficam nestas ruas vão ter uma valorização considerável. Cadeiras de rodas e carrinhos de bebê poderão circular no seu devido lugar, sem precisar andar na rua, correndo os mais diversos riscos.

Mas, em meio a todas essas notícias boas, é importante lembrar uma coisa: segundo nossa legislação, a responsabilidade pelo passeio (essas calçadas) é do dono do terreno dos quais elas ficam na frente. Tanto a construção das calçadas, quanto sua manutenção, o corte da grama e assim por diante deveria ser feita pelos proprietários. Porém, aqui em Araucária, com o passar do tempo, as administrações não investiram na conscientização das pessoas. Justamente por isso, a maioria delas pensa que esse trabalho é de responsabilidade do Poder Público.

Obviamente, isso não quer dizer que a Prefeitura deveria abrir mão desses recursos financiados pelo Governo do Estado. O que deveria ser feito é aproveitar o momento para não só dar o peixe, ou melhor, a calçada, as pessoas, mas também ensiná-las a pescar. Ou seja: deixar claro que a manutenção desses espaços será, para todo o sempre, de responsabilidade do proprietário do imóvel. Pense nisso e boa leitura.
 

VEJA TAMBÉM

Compartilhe