Pesquisar
Close this search box.

Deliciosos sabores da infância

O restaurante foi projetado por uma das filhas e ficou aconchegante e com um visual moderno de bom gosto
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O restaurante foi projetado por uma das filhas e ficou aconchegante e com um visual moderno de bom gosto
O restaurante foi projetado por uma das filhas e ficou aconchegante e com um visual moderno de bom gosto

Quem já curtia a tradicional fogazza que é servida na feirinha desde 2001 e agora atende ao lado do terminal rodoviário, tem o que comemorar. A família Rzescutko abriu o Antigos Sabores, um restaurante só para servir essas coisas gostosas e mais algumas em um ambiente aconchegante para garantir comodidade para a família toda.

“Percebemos que existia espaço para montar um restaurante para oferecer os mesmos produtos, porém com mais variedade de sabores e em um ambiente mais confortável, com espaço para as crianças brincarem enquanto os pais relaxam comendo um pierog ou uma fogazza”, relata.

Sobre o nome, Irene diz que surgiu a ideia justamente porque os clientes da feirinha di­ziam, que quando degustavam o fogazza, lembravam da infância quando suas mães e avós fritavam a massa de pão. “Foram os clientes que escolheram o nome do nosso restaurante, Antigos Sabores”, relata.

Dona Irene e as fogazzas.
Dona Irene e as fogazzas.

Tudo planejado

Colocar o restaurante para funcionar era um sonho que o casal Irene e Edevino já tinha há um bom tempo, mas faltava recursos para colocar em prática. Enquanto não havia dinheiro suficiente, as filhas foram ajudando no planejamento. Edinéia Rzescutko Mattos é arquiteta e fez o projeto arquitetônico do local. Enoeles Rzescutko de Paula, a outra filha, é administradora e fez o plano de negócios. Por fim, Edicléia Rzescutko Pasqual é nutricionista e ajudou Dona Irene na elaboração das receitas, além de treinar as ajudantes da co­zinha. Começaram a construção e, em fevereiro deste ano, puderam finalmente abrir as portas do estabelecimento. Dona Irene conta que no início nem fizeram muita propaganda, porque tinham medo de não atender bem aos clientes. Atualmente ela comemora o bom o movimento e diz que foi só da propaganda boca a boca de um cliente falando para o outro e por meio de rede social.

O bolinho Golki.
O bolinho Golki.

As três filhas mantém seus trabalhos durante o dia, mas à noite, todas ajudam no atendimento. Além delas, também seus maridos reforçam a equipe. “Nossa família é abençoada. Todos se esforçam para o nosso sucesso”, conta.

Espaço

O Antigos Sabores tem lugar para oitenta pessoas sentadas e um playground coberto para a criançada se divertir. A recepção tem mesinhas para o pessoal ficar enquanto seu pedido não fica pronto e pode acompanhar o trabalho do pessoal da cozinha que é toda envidraçada.

Pierog com o bigos.
Pierog com o bigos.

Então nós tínhamos esse sonho de criar um restaurante, onde nossos clientes tivessem a mesma sensação que tinham ao comer a fogazza, uma lembrança da infância, queríamos que eles se sentissem como se estivessem em casa. O cardápio tem a fogazza que é servida em três tamanhos e uma grande variedade de sabores salgados e doces. Mas cuidado na hora de pedir, mesmo o tamanho pequeno é bem ge­neroso e você pode correr o risco de não conseguir comer tudo. A fogazza grande então, é quase um exagero. Também é servido o pierog com a opção de 5 mo­lhos, o bigos (repolhada polonesa), o macarrão artesanal com a opção de 4 molhos e a porção do bolinho golki. Este é famoso e muito servido nos casamentos tradicionais poloneses, daqueles que varam a noite e podem durar até três dias. O bolinho, feito de carne de gado e suína, é sempre oferecido à meia noite para dar uma reforçada nos convidados durante a festa. “Tudo que servimos é feito aqui no restaurante, desde as massas até os recheios, inclusive o delicioso macarrão caseiro”, observa Dona Irene.

Mesmo com o restaurante funcionando, o marido da D. Irene, o seu Edevino que ficou carinhosamente conhecido pelos clientes como tiozinho da fogazza, continua atendendo normalmente na barraca da feirinha ao lado do terminal rodoviário.

A família completa: Enoeles, Marcelo, Irene, Edevino,  Edinéia, Vatson, Edicléia e Thiago
A família completa: Enoeles, Marcelo, Irene, Edevino,
Edinéia, Vatson, Edicléia e Thiago

Eventos

Para a família Antigos Sabo­res é sempre uma alegria receber os clientes, ainda mais em datas especiais como o aniversário. Por isso, oferecem aos aniversariantes uma fogazza doce especial acompanhada de um animado parabéns e mantendo a tradição polonesa também é cantado o Stólat (parabéns em polonês).

A casa também oferece pacotes para eventos, que podem ser consultados por telefone ou pessoalmente.

Serviço

O restaurante Antigos Sabores fica na rua Kazimiera Szymanski, 543, no Porto das Laranjeiras, e funciona de terça a sábado, das 17h às 22h. O telefone para reservas e pedidos é 3552-0613. A empresa ainda não trabalha com entregas, mas o cliente pode ligar fazendo seu pedido e retirar no balcão quando estiver pronto.

Texto: Carlos do Valle / FOTOS: Divulgação