Depois de 48 horas, Araucária volta a ter coleta de lixo | O Popular do Paraná

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) conseguiu restabelecer no final da tarde desta sexta-feira, 8 de março, o serviço de coleta de lixo em Araucária.

O recolhimento de lixo doméstico orgânico, reciclável e hospitalar estava parado desde o início da noite de quarta-feira (6) por conta de uma greve deflagrada pelos empregados da empresa contratada pela Prefeitura para executar o serviço, a Transportec Coleta e Remoção de Resíduos. Eles alegaram que não voltariam ao trabalho enquanto não fosse pago o auxílio-alimentação e o salário do mês de fevereiro.

Em virtude dos problemas apresentados pela Transportec na execução do serviço, a Prefeitura decidiu rescindir unilateralmente o contrato que mantinha com a empresa, isto no final da tarde de quinta-feira (7), e acelerou a finalização de outro processo emergencial que já havia iniciado no final do mês passado. Esse procedimento estava suspenso em razão de questionamentos levantados pelas empresas que participaram da disputa em relação a certidões apresentadas pela a que apresentou o preço mais baixo, a Sabiá Ecológico.

Ao longo desta sexta-feira, no entanto, a Secretaria de Meio Ambiente entendeu que as certidões apresentadas pela Sabiá eram sim válidas e a declarou vencedora do processo. O entendimento foi ratificado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e a empresa foi convocada para iniciar a prestação do serviço por meio de outro contrato emergencial.

Ainda de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vitor Cantador, a Sabiá teria se comprometido a fazer uma força tarefa para recolher o lixo que já começava a se acumular pela cidade. “Os caminhões e as equipes começaram a circular no final da tarde desta sexta. Os trabalhos acontecerão ininterruptamente durante a madrugada para regularizar a coleta até o final deste sábado (9)”, garantiu o secretário.

Depois de 48 horas, Araucária volta a ter coleta de lixo

Depois de 48 horas, Araucária volta a ter coleta de lixo

Depois de 48 horas, Araucária volta a ter coleta de lixo

Depois de 48 horas, Araucária volta a ter coleta de lixo

 

Compartilhe esta notícia: