Divulgação
Deputada cobra investimentos em Educação
Rosane discute com secretária de Educação projetos para a cidade

A deputada estadual Rosane Ferreira (PV) voltou a cobrar esta semana do Governo do Estado melhorias urgentes nos colégios estaduais de Araucária. Desta vez, o pedido foi feito pessoalmente à secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde.
As duas estiveram reunidas nesta quinta-feira, dia 6. “Araucária tem um papel muito importante para o Estado, portanto é justo, necessário e fundamental que o Estado ofereça condições dignas de educação para nossos moradores”, defendeu.
Atualmente, são cerca de 10 mil alunos na rede estadual de ensino de Araucária. Sendo que os principais colégios da cidade estão em condições deploráveis. Sabendo disso, a deputada pediu reformas em caráter de urgência para o Colégio Estadual Dias da Rocha, Júlio Szymanski e Fazenda Velha. “O Dias da Rocha, por exemplo, está completando 100 anos e seria um presente para toda a comunidade escolar comemorar o centenário com uma escola em plenas condições para atender seus 500 alunos”, destacou.
Ainda durante o encontro, a secretária colocou Rosane a par da reforma do Fazenda Velha, em que parte dos alunos estão tendo aulas num centro comunitário da região. Segundo a Yvelise, embora a situação esteja longe da ideal, as obras no Colégio já estão licitadas e devem ficar prontas no ano que vem.
Já quanto ao Colégio Helena Wysoki, em que os alunos tem aula no porão da igreja do Jardim Iguaçu, a secretária disse que a situação é mais complexa, vez que a construção de uma nova unidade na região dependeriam da doação do terreno do município. “Temos um projeto muito bom para atender o Wysoki, mas precisamos agilizar o processo de doação do terreno junto à prefeitura”, explicou Yvelise, pedindo apoio da deputada para resolver a situação.
Rosane também enfatizou a necessidade de investimentos urgentes no Júlio Szymanski,. “Precisamos elaborar um projeto de manutenção estrutural que contemple parte elétrica e hidráulica, além de investimentos para viabilizar o uso da quadra que fica num terreno anexo”, explicou Rosane, pedindo a construção de uma passarela elevada entre os terrenos.