Vários eucaliptos foram cortados, o que mudou a paisagem do terreno e chamou atenção dos moradores
Moradores do bairro Porto Laranjeiras se assustaram quando viram que dezenas de árvores de um terreno localizado na Rua Capitão Leonardo Graziano foram derrubadas. Eles alegam que a paisagem mudou radicalmente após o corte das árvores e entraram em contato com o Jornal O Popular para denunciar o caso.
“Um dia passei por lá e vi uma floresta. No outro, o local era apenas um descampado. Isso pode?”, indagou um morador.
Outro morador comentou que não acredita que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tenha autorizado o corte de tantas árvores de uma só vez. “A gente quando quer cortar uma árvore apenas, que em alguns casos ainda está ameaçando a segurança de nossas casas, tem que enfrentar uma burocracia. Ali eles cortaram uma porção de árvores, e aposto que ninguém vai tomar nenhuma providência”, disse.
Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), o proprietário foi autorizado a derrubar as árvores, que são da espécie eucalipto. A SMMA explicou ainda que a autorização foi emitida com, base na Resolução nº 051/2009, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), que trata da dispensa de licenciamento e/ou autorização ambiental estadual de empreendimentos e atividades de pequeno porte e baixo impacto ambiental.