Além de colocar em risco a vida das pessoas ao redor e dos próprios passageiros que transporta, quem dirige embriagado ainda pode causar “dor” ao próprio bolso. Um exemplo ocorreu na última quarta-feira, dia11, na PR 423, que liga Araucária e Campo Largo.
Um jovem de 23 anos conduzia um veículo Prisma por volta das 17h30 quando colidiu lateralmente com um caminhão. Junto ao rapaz estavam outros três adultos e uma criança de dois anos.
Os policiais chegaram ao local do acidente e submeteram o motorista ao teste de alcoolemia. Segundo a Polícia Civil, o resultado mostrou que o rapaz apresentava 0,51mg de álcool por litro de sangue, ou seja, estava totalmente embriagado.
O motorista foi encaminhado à delegacia de Araucária e permaneceu preso enquanto seus familiares corriam atrás dos R$ 3.500,00 cobrados como fiança para que o rapaz respondesse ao processo em liberdade.
Além do prejuízo financeiro, o jovem também poderá ser preso. Segundo o Departamento de Polícia Federal, 0,30 mg/L já seria suficiente para que o motorista cometesse crime de trânsito e fosse penalizado com até três anos de detenção.
De acordo com o delegado Haroldo Luiz Vergueiro Davison, o condutor embriagado apresenta pouca capacidade sensorial e tem sua atenção reduzida. Por isso, o doutor afirma que uma pessoa nesse estado deve pedir a outra para dirigir em seu lugar. Se o indivíduo não tomar essa atitude, os resultados poderão ser terríveis. “Muitos morrem em consequência da inconsequência dessas pessoas”, finaliza o delegado. Dessa vez, não houve nenhuma vítima fatal no acidente, mas cuidado nunca é demais. Mais informações a respeito desse assunto no endereço www.dprf.gov.br.