Dor de dente tem explicação

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

26_27 - comercial.indd
Sem dúvida, uma das piores dores que um ser humano pode ter é a dor de dente. Essa dor, normalmente é decorrente de uma contaminação que ocorre no canal do dente. De acordo com os profissionais da Scorteganha Odontologia, são muitas as consequências que uma cárie pode trazer se não for tratada já no início.

O dente é composto pela estrutura externa, o esmalte, uma estrutura intermediária chamada dentina e a parte mais interna é a polpa dental, entre outras que circundam a raiz. Quando há uma cárie profunda, ela vai “comendo” essas camadas até chegar ao canal, que é a região que dá a sensibilidade ao dente. Dentro do canal do dente estão localizadas estruturas como nervos e corrente sanguínea, daí a grande sensibilidade. Quando a cárie atinge o canal, uma dor muito intensa pode ocorrer no dente, pois essa cárie é composta basicamente por bactérias que não fazem parte da natureza do canal, daí ocorre a dor intensa que aumenta conforme a pro­ximidade da cárie no canal.

Essa dor cessa somente quando a causa for removida, no caso, limpeza da cárie e tratamento do canal. Tomar medicações geralmente mascara temporariamente o pro­blema, fazendo com que a dor não termine e o paciente fique sofrendo por um longo tempo. Em alguns casos, as bactérias atingem o canal do dente e, por mais incrível que possa parecer, não provoca dor, necrosando o canal, sem provocar sintomas muito desagradáveis.

Quando um problema que atingiu o canal não é tratado, independente de dor ou não, ele evolui para uma região chamada periápice, que é a pontinha da raiz, provocando uma lesão que muitas vezes gera um acúmulo de pus e, em algum momento, pode provocar dor intensa ou fístula (esta é uma ferida parecida com uma afta).

Outras vezes, a dor de dente é provocada por outro motivo, que não é a contaminação por bactérias, mas sim um trauma oclusal, que é quando um dente específico está sofrendo uma carga excessiva e responde com uma dor intensa.

Todos esses sintomas podem ser misturados e confusos ao olhar de um leigo, por isso, sempre, em caso de dúvidas, consulte um dentista para esclarecer.

Serviço

A Scorteganha Odontologia fica na rua Major Sezino Pereira de Souza, 681, ao lado da Floricultura Três Chalés. Mais informações pelos telefones 3643-5287 e 9861-4332, pelo site www.scorteganhaodontologia.com.br, pelo Facebook “Scorteganha Odonto” ou ainda pelo e-mail scorteganhaodontologia@hotmail.com.

Compartilhar
PUBLICIDADE