O Conselho Municipal de Educação (CME) de Araucária promoveu na noite de quarta-feira (01) uma audiência pública para discutir um novo parecer na Educação Especial. Durante o encontro realizado na Câmara Municipal de Vereadores os participantes leram o parecer na versão preliminar e deram sugestões de alteração do texto.
“A Audiência Pública foi um momento para instrumentalizar e dialogar com pais e profissionais, contribuindo para finalizar o parecer e resolução”, destacou Carla Peller, uma das coordenadoras da Comissão.
A partir de agora a Comissão criada dentro do CME, responsável por tratar deste assunto, vai analisar as propostas e fazer os devidos ajustes de acordo com a legislação atual. Em seguida deve encaminhar para votação em plenária do CME.
Esse novo documento tem a intenção de atualizar as normas e princípios para a modalidade de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Além disso, deve instituir Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Araucária conta atualmente com cinco Centros Municipais Especializados, nas áreas de Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD), Visual (CMAEE-AV), Surdez (CMAEE-S) e Intelectual (Joelma do Rócio Túlio, e Padre José Anuz). Há também 42 turmas atendidas em Salas de Recursos Multifuncionais instaladas nas escolas municipais. Além disso, aproximadamente 550 estudantes estão inclusos na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Outras duas iniciativas também são promovidas: o atendimento educacional domiciliar, no qual estudantes impossibilitados de frequentar a escola por motivo de doença tem aula em casa ou no hospital, e o Serviço de Inclusão no Trabalho (SEAIT).