Educação moderna, mas com princípios

Tanto a fachada quanto o restante da constução segue tendência arquitetônica moderna
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Tanto a fachada quanto o restante da constução segue tendência arquitetônica moderna
Tanto a fachada quanto o restante da constução segue tendência arquitetônica moderna

Aconteceu no dia 17 de abril a inauguração das novas instalações da Escola Adventista de Araucária. O evento foi bastante prestigiado e reuniu alunos, pais, autoridades e comunidade em geral.

Construído em tempo recorde de apenas dez meses, o novo espaço já começa em grande estilo. Com capacidade de atender cerca de quinhentos alunos, segundo seu diretor, Leandro Vitoreto, a unidade de Arau­cária já está com 430. “Só não temos mais alunos por uma decisão de manter a qualidade sem perder os princípios cristãos e o tratamento igualitário. Por isso queremos que esse crescimento aconteça dentro de um planejamento”, explica o diretor. Ele diz que a pressão de pais para que seus filhos que estudam em ou­tras instituições sejam transferidos para ali é muito grande.

Leandro diz que está tendo que administrar essa pressão, pois, segundo ele, aconteceu uma explosão na procura por vagas. A Escola Adventista foi fundada em Araucária em 2004 e funcionava anexa a Igreja, na rua Rodolpho Hasselmann, a poucas quadras do atual endereço. “A princípio a ideia era criar uma escola para aten­der apenas filhos de adventistas. Acredito que a qualidade do ensino e a firmeza que temos em manter nossos princípios acabou atraindo alunos de todas as religiões. Então a igreja decidiu abrir para todos, sem distinção”, conta. O resultado é que hoje apenas doze por cento dos alunos são adventistas. Essa grande procura fez com que saltasse de 245 alunos em 2015 para os admiráveis 430 que iniciaram o ano letivo em 2016.

Estrutura

Incluindo a compra do terreno, o investimento total foi de cerca de R$ 9 milhões. O prédio tem 3.740 metros quadrados de construção, distribuídos em onze modernas salas de aula, bi­blioteca, cantina, cancha poliesportiva coberta, playground e, em breve, um laboratório móvel de informática com tablets. “A construção usou o que há de mais moderno tanto em termos de design quanto de tecnologia. As salas foram planejadas considerando o melhor aproveitamento pedagógico e o conforto dos alunos. Algumas, nas séries iniciais, tem até banheiro na própria sala”, observa o diretor. Adriana Flor, coordenadora pedagógica explica que a escola oferece educação infantil I, de 3 a 5 anos; fundamental I, do 1º ao 5º ano (de 6 a 10 anos de idade) e parte do fundamental II, que seria do 6º ao 9º. “Para as séries finais tínha­mos intenção em disponibilizar apenas até o 6º ano para deixar uma reserva de espaço para os próprios alunos que já estudavam na escola. Mas a insistência dos pais foi tão grande que não conseguimos segurar e abrimos o 7º ano”, conta Adriana. Ela diz ainda que ali são ministradas, além das aulas em sala, atividades lúdicas, aulas de campo e outras atividades pedagógicas. Ao todo são 42 funcionários, destes 19 professores.

Esta unidade de Araucária faz parte da IASBE – Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação que, por sua vez, é um braço da Rede Adventista de Educação que tem mais de 120 anos. Só na América do Sul essa rede tem mais de 850 instituições de ensino com aproximadamente 230 mil alunos distribuídos em Ensino Fundamental, Médio e Superior. Cerca de 140 mil no Brasil e 90 mil no Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai onde um batalhão de cerca de quinze mil professores são responsáveis por uma formação equilibrada e baseada nos princípios cristãos.

Serviço

A escola Adventista de Arau­cária fica na rua São Vicente de Paulo, 393, telefone 3126-1920.


Texto: CARLOS DO VALLE / Fotos: carlos do valle

Compartilhar
PUBLICIDADE