Em Araucária, 180 estudantes terão prova adiada
6.256 estudantes
de Araucária farão
o exame no final de semana

Além de causar transtornos nas eleições do 2º turno, as ocupações nos colégios também trouxeram pro­blemas para muitos candidatos que farão o Enem neste final de semana, dias 5 e 6 de novembro. Em Araucária, os 180 alunos, de um total de 6.436 inscritos, que fariam as provas no Colégio Estadual Fazenda Velha, terão que fazer o exame nos dias 3 e 4 de dezembro. A instituição só foi desocupada na noite desta terça-feira, 1º de novembro, um dia após o prazo limite estipulado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para desocupações de escolas.

Na tarde desta terça, o Ministério divulgou nota oficial comunicando que o Enem 2016 será realizado normalmente para 97,78% dos 8.627.195 inscritos em todo o país. Os outros 191.494 estudantes afetados pelas ocupações terão que fazer a prova na primeira semana de dezembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que são 304 locais de aplicação de prova ocupados no país. No Paraná são 74 locais e 41.168 alunos afetados, de um total de 419.242 inscritos em todo o Estado. Os estudantes afetados serão avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. Eles também poderão acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161.

Em risco

O Inep explicou ainda que a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação coloca em risco a segurança do Enem. O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração des­ses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.

A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

Quanto aos novos locais de prova, o Inep está preparando um plano logístico para garantir a segurança e tranquilidade da aplicação das provas no início de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente.

Texto: MAURENN BERNARDO / Foto: DIVULGAÇÃO

Compartilhe esta notícia: