As grandes preocupações de todo CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) são as mesmas: educar e garantir aos seus alunos uma alimentação saudável. Por isso, a Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Educação, investe na qualidade de vida dos seus alunos fornecendo diariamente uma média de quatro refeições, que fazem parte do programa Merenda Escolar. Não é à toa que a merenda araucariense é considerada uma das melhores do país.

A diretora do CMEI Jardim do Conhecimento, Regina Celi Brunatto Siufi, conta que os alunos gostam muito do cardápio servido, mas que alguns apresentam dificuldades na aceitação de verduras e legumes. “Nossa merenda costuma ser muito diversificada. Alimentos como verduras e legumes, algumas vezes, são rejeitados pelas crianças, já que é comum crianças não gostarem desses alimentos. Por isso, decidimos trabalhar com o incentivo a uma alimentação saudável”, destaca.

Regina conta que para evitar o desperdício de alimento e ensinar aos alunos a importância dessas verduras e legumes no dia-a-dia, os educadores do Jardim do Conhecimento trabalharam o assunto em sala de aula. E o trabalho trouxe bons resultados. O mais importante passo que foi dado para promover o hábito a uma alimentação saudável e balanceada surgiu com a idéia de um novo projeto: o Horta no CMEI.

Como funciona
O objetivo deste projeto é fazer com que as crianças aprendam a comer alimentos variados e saudáveis até mesmo para garantir um bom desempenho em sala de aula. Para isso, foi feita uma horta dentro do CMEI. São os alunos que plantam, que cuidam dos alimentos e que fazem a colheita.

Para fortalecer ainda mais esse trabalho, o projeto desenvolvido pela equipe do Jardim do Conhecimento conta com a participação de todos os funcionários do CMEI, pais e alunos. Em maio deste ano o projeto foi lançado e ao lado de seus filhos, os pais participaram do plantio das primeiras mudas de repolho, beterraba, alface lisa e crespa e de cebolinha verde.

VEJA TAMBÉM

Caminho certo

É fato que a língua do povo sempre foi afiada e impiedosa. Os juízes da vida dos outros de plantão se adiantam em ser investigadores,

Compartilhe