Araucária PR, , 19°C

Discutir e propor soluções viáveis para a fixação de renda e executar ações para o fomento ao empreendedorismo e para a multiplicação de pequenos negócios locais. Este será o tema das discussões do 1º Seminário Municipal de Empreendedorismo, Ações e Resultados e da 1ª Feira do Empreendedor que começam na quinta-feira, dia 27, e seguem até sábado, dia 29, no ginásio de esportes do CAIC.

O evento, promovido pela Codar e ACIAA, com apoio da Oscip Gerar, do Sebrae e da Faciap, contará com atrações artísticas, feira com produtos da região, praça de alimentação, recreação infantil, palestras e oficinas. A participação será aberta a toda a comunidade e a entrada é gratuita. 

Segundo o diretor financeiro da Codar, Paulo Horácio, um dos eixos que vão nortear as discussões do seminário está na busca de soluções para estancar a avalanche de recursos que são gerados no Município, mas que acabam saindo para outros centros.

"Há mais de 50 fontes que retiram, sem dó, recursos da economia local, entre elas podemos citar o pagamento de juros, taxas e tarifas bancárias; compras virtuais; impostos de maneira geral; grandes centros comerciais ou lojas de rede; gastos com telefonia; tratamentos de saúde e outros produtos e serviços que a população local vai buscar nas cidades vizinhas", disse.

Programação
Paralelamente ao 1º Semear acontece a Feira do Empreendedor, que contará com a exposição de serviços e comércio de produtos diversos de pequenos empreendedores que passaram pelos programas de capacitação ofertados pela parceria Codar e Sebrae.
O Banco Social e o Sebrae também estarão de plantão, com pontos de atendimento, para tirar dúvidas dos empreendedores sobre a gama de serviços ofertados.

E as oficinas, que vão promover debates entre os participantes, com o acompanhamento de um mediador, acontecem no sábado, dia 29, a partir das 8h30, com os seguintes temas: mecanismos de oferta de crédito; economia doméstica e educação financeira e soluções para competitividade comercial e empresarial.

"Cada grupo participante das oficinas vai debater o tema e elaborar suas propostas, as quais serão levadas a plenário para a constituição da Carta de Araucária. Os compromissos firmados durante o evento e as ideias inovadoras para o tema "Fixação de Renda" servirão de base para o Fórum de Desenvolvimento Local", destaca Paulo Horário.

Serviço
1º Semear e Feira do Empreendedorismo na quinta-feira, dia 27, das 18h30 às 22 horas; na sexta-feira, dia 28, das 17 às 21 horas e no sábado, dia 29, das 10h30 às 17 horas, no ginásio de esportes do CAIC, no Jardim Califórnia.

 

Leia outras notícias