Pesquisar
Close this search box.

Empresa é multada por movimento indiscriminado do solo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Pelotão Verde da Guarda Municipal de Araucária autuou uma empresa em flagrante por estar retirando e movimentando o solo indiscriminadamente sem autorização e licença devida. O fato aconteceu na sexta-feira, 5 de maio, após denúncias feitas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que passou a monitorar a área.

Esta equipe da Guarda Municipal patrulha os locais monitorados pela secretaria com o objetivo de prevenir, proibir, inibir e restringir ações que atentem contra o patrimônio ambiental do município. Com o patrulhamento é possível priorizar as áreas de vegetação nativa, a partir da fiscalização de reservas, parques, praças e demais locais. O Pelotão Verde deve, ainda, monitorar visando impedir a caça e a pesca predatória, o corte e a supressão da vegetação, o descarte de resíduos em locais não permitidos por órgão competente, dentre outros considerados crimes ambientais.

O crime estava acontecendo em um terreno no jardim Monalisa, próximo à rodovia PR-423. A empresa em questão foi multada e responderá pelo crime ambiental conforme dispõe a Lei Federal n° 9605/98 sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Vale lembrar que denúncias envolvendo ocorrências ambientais podem ser feitas diretamente a SMMA pelo número (41) 3614-7480.