Um dos poloneses mortos no acidente aéreo ocorrido no sábado, dia 10, na Rússia, fez parte de uma das comitivas que esteve em Araucária. A visita aconteceu há cerca de três anos e na ocasião o deputado federal Wieslaw Woda (foto) participou de uma recepção na casa do empresário Mário Gondek.
 
“Wieslaw foi recebido por minha família na ocasião e um tempo depois, quando minha esposa e uma amiga viajaram para a Polônia, eles e seus familiares fizeram as honras da casa. Mantínhamos contato direto e éramos muito amigos, por isso lamentei muito a morte trágica que teve, assim como do presidente da Polônia Lech, Kaczyñski, sua mulher e outras autoridades polonesas que estavam no avião”, disse Gondek.

A delegação viajava para a Rússia para participar da cerimônia em memória das vítimas do massacre de milhares de prisioneiros de guerra poloneses durante a Segunda Guerra Mundial, cometido pelo serviço secreto soviético há exatos 70 anos, em Smolensk, Katyn.

A notícia gerou profunda comoção não apenas na Polônia mas no restante do País, principalmente entre os descendentes de poloneses. “Foi com profundo e sincero pesar que eu e os demais cidadãos poloneses que vivem no Brasil recebemos a notícia desta terrível tragédia”, declarou o empresário.