Apesar de todas as dificuldades que enfrentou nos últimos tempos, como a interdição das instalações e a mudança inesperada para um endereço provisório, a Escola Municipal Rural João Sperandio se manteve firme no propósito de aproximar a comunidade da escola. Foram realizadas reuniões periódicas, palestras com temas direcionados a cada segmento, formação do Conselho Escolar e da Associação de Pais, Professores e Funcionários – APPF, visando conscientizar pais e alunos da importância no processo de ensino-aprendizagem.

Recentemente promoveu a sua I Jornada Pedagógica, em parceria com outras cinco unidades educacionais: escolas municipais Archelau de Almeida Torres, Profª Ceci Cantador, Centenário, Elírio Alves Pinto e o CMEI Ipês. Além das palestras, foram realizadas entre os dias 1º e 4 de abril, foram realizadas atividades como confecção de origamis, ginástica aeróbica, construção de brinquedos, apresentação de filmes, feira do livro e outras.

Segundo a direção da escola, esta foi uma excelente oportunidade para a troca de práticas pedagógicas que são abordadas no cotidiano de cada instituição. O objetivo da jornada também foi discutir sobre a formação continuada dos professores, pedagogos, funcionários e direção, projeto que terá início em abril, com o corpo docente, e seguirá nos meses de maio, setembro e outubro, com as demais classes.