Escoteiros de Araucária participam do Jamboree

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Escoteiros de Araucária participam do Jamboree
Escoteiros de Araucária receberam a visita de outros grupos para participar do Jamboree

No final de semana, dias 14, 15 e 16, os integrantes do 6º Grupo de Escoteiros Gralha Azul CEPE/Petrobras de Araucária tiveram uma atividade especial. Eles participaram do 54º Jamboree no Ar (jamboree on the air), também conhecido como Jota, que é o encontro de escoteiros de todo o mundo através das ondas do rádio.

O evento foi realizado em conjunto com o Joti (jamboree na internet), o maior encontro virtual de milhares de escoteiros espalhados pelo mundo, que durante um único final de semana se reúnem para comemorarem a fraternidade escoteira mundial, além de participarem de diversas atividades nas bases e virtualmente. No total, 217 países e mais de 500 mil escoteiros estiveram envolvidos.

O grupo local montou na sua sede, no bosque Tindiquera, uma base de rádio amador e com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social, que cedeu o espaço do Adolescentro Aprendiz do bairro Santa Regina, montou também uma base de internet para participar do 15º Joti, que contou com a presença de outros grupos escoteiros.

O evento contou com a presença de mais de 50 crianças e adolescentes de ambos os sexos, sendo escoteiros de 11 a 14 anos, e seniores de 15 a 17 anos. Os grupos visitantes foram: Grupo Escoteiro Morgenau (Curitiba), Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eppinghaus (Curitiba) e Grupo Escoteiro São Francisco de Assis (SP).

Segundo o chefe escoteiro Joselito Bueno, foram três dias repletos de atividades e uma oportunidade de experimentar diversas formas de comunicação e participar de jogos e brincadeiras educativas para interação com os visitantes. 
 

Escoteiros de Araucária participam do Jamboree
Base foi montada na sede dos escoteiros

Importância da comunicação
Segundo o chefe escoteiro Joselito Bueno, a maior importância da atividade reside no fato de que os radioamadores ainda são, nos dias de hoje, a maior reserva de comunicação mundial. Quaisquer que sejam as situações de emergência, a rede de rádio formada pelos radioamadores ainda é, basicamente, a única forma segura e permanente de comunicação. “Quanto mais escoteiros tivermos participando desse serviço, tanto melhor será a qualidade dessa rede”, disse.

Em Araucária o grupo de escoteiros está atuando há 30 anos, e o primeiro Jota foi em 1987, com a participação do ex-rádio amador José Bueno Filho, na época pai do escoteiro Joselito. Hoje o radio amador responsável pela base é o chefe escoteiro Rogério Beckenkamp, que também operou com o prefixo do próprio grupo Gralha Azul.

“Agradecemos primeiramente a Deus pelo sucesso do evento, aos chefes que participaram direta e indiretamente, aos pais de apoio, aos jovens pelo empenho e compromisso, ao restaurante A Boa Mesa, aos amigos Claudinei Franceschi, Anselmo Maleski, Wagner de Souza Bento e a Prefeitura Municipal”, finalizou o chefe Joselito.    
 

Escoteiros de Araucária participam do Jamboree
O grupo de escoteiros local participa do Jota desde 1987