Araucária PR, , 20°C

26 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Professora Ceci Cantador, no Jardim Alvorada, tiveram uma experiência inédita na última segunda-feira (26). A turma viajou de trem pela primeira vez, de Curitiba para Morretes. O grupo ficou admirado com as belezas naturais: a cachoeira Véu de Noiva e a Garganta do Diabo, uma fenda natural, que corta a montanha dividindo os túneis.

A viagem foi uma aula prática planejada durante 10 meses. A iniciativa foi da professora Adriana Mazeto que teve apoio dos pais, da equipe da escola e da Prefeitura de Araucária, por meio das Secretarias de Educação (SMED) e Cultura (SMCT), entre outros.

Durante o trajeto de trem, a turma acompanhou as explicações do guia, que contou sobre as curiosidades e os fatos que marcaram os 130 anos de construção da ferrovia. Um deles, foi o tempo de construção – durante cinco anos, nove mil homens trabalharam nas obras.

Depois de percorrer os 110 quilômetros, passar pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil, pelos 13 túneis e pelas 30 pontes, o trem chega ao seu destino: a estação de Morretes. Lá, os estudantes almoçaram o prato típico da cidade, o barreado.

Após o almoço, os estudantes embarcaram no ônibus rumo a Paranaguá, para visitar o Aquário Marinho. Durante a visita, tiveram a oportunidade de conhecer as diversas espécies, de tocar nas raias e acompanhar os funcionários alimentando os peixes.

O Porto de Paranaguá foi o último conteúdo. A turma assistiu a uma palestra que abordou sobre as características do Porto. Depois, dentro do ônibus, os alunos circularam pelo pátio e viram os navios sendo carregados e descarregados.

colunasmed

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul