Araucária PR, , 16°C

Jantar de confraternização e de entrega prêmios reuniu atletas e autoridades na quarta-feira
Na quarta-feira passada, dia 2, um jantar no Restaurante Costelão marcou o encerramento da V Copa de Futebol Veterano. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e reuniu os atletas integrantes dos times que participaram da competição e autoridades locais para confraternização e entrega oficial de prêmios.

Premiados
O Primavera levantou a taça da Copa, o Califórnia se contentou com o lugar de vice, e o União Itália fez festa mesmo com o terceiro lugar. Em quarto lugar ficou o Três Jardins.

No total, na Copa foram marcados 166 gols por 84 atletas. O artilheiro do campeonato, com oito golaços marcados, foi Rogério Rodrigues da Cruz, do Graciosa. Com dois gols a menos, em segundo lugar ficou Osvaldo César Martins, do União Itália. Quatro atletas empataram em terceiro, com cinco gols cada: Laércio de Moraes Francisco, do Iguaçu; Eroni João Alberti, do Soba; Walter Alves e Luiz Carlos Da Silva, ambos do Três Jardins.

Do outro lado, as defesas menos vazadas foram do Primavera e do Califórnia, empatadas com cinco gols sofridos em nove partidas disputadas. Bem atrás ficaram Três Jardins e União Itália que levaram, respectivamente, 11 e 12 gols.

Os jogadores não foram muito disciplinados e deram bastante trabalho aos árbitros nesta copa. Foram apresentados 219 cartões amarelos e 37 cartões vermelhos. O troféu disciplina ficou com o Soba, que perdeu 11 pontos em sete jogos (média de 1,57 por jogo). Em segundo lugar, Aliança perdeu 2,43 pontos por partida e em terceiro empataram Graciosa e União Itália com média de 3 pontos perdidos por jogo.

Competição
O evento começou com o Torneio Início, disputado no dia 16 de dezembro do ano passado e vencido pelo Graciosa. Os jogos do Torneio Principal começaram no dia 15 de janeiro, com 14 equipes inscritas, pelo sistema de rodízio, divididas em dois grupos (A e B).

Na primeira fase todos jogaram contra todos e depois de 42 partidas, seguiram na competição os quatro primeiros de cada grupo por pontos ganhos. Na segunda-fase, esses times jogaram no modelo play off (quem perde, sai), confrontando alternadamente os primeiros contra os quartos e segundos contra terceiros lugares de cada grupo. A fase final foi em cruzamento olímpico.

O campeonato foi promovido pela Prefeitura do Município de Araucária, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Nesta edição, a Copa homenageou o atleta Dorival Mateus da Costa, o Toby. Em 1985, ele integrou o time titular do Coritiba, que conquistou o título de campeão brasileiro daquele ano. Atualmente, ele é técnico de escolinhas de futebol no Município.

Leia outras notícias