Araucária PR, , 25°C

Os dois sindicatos que representam o funcionalismo público municipal já definiram as suas pautas de reivindicações para 2012. São vários pontos que tanto o Sismmar quanto o Sifar tentarão a partir de agora negociar com o prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PSDB).
A data-base do Sismmar, que representa os profissionais do magistério, contém trinta itens. Já a do Sifar, que reúne os demais servidores do quadro, tem 11 pontos. Entre os pedidos estão reajuste salarial, melhorias nas condições de trabalho e aumento da transparência de alguns atos do executivo municipal.

No caso do reajuste salarial pleiteado pelos funcionários, houve divergência entre o percentual reivindicado pelo Sifar e o solicitado pelo Sismmar. O primeiro quer 16,26% e o segundo 11,81%. De acordo com informações divulgadas pelo sindicato do quadro geral, para chegar ao índice foram considerados à reposição da inflação dos últimos doze meses e 10% de ganho real: cinco correspondentes ao ano de 2010 e cinco referentes ao ano de 2011. "Nos últimos anos, a Prefeitura apenas repôs a inflação do período, então ela precisa agora oferecer algum ganho real aos seus servidores", explicou o presidente da entidade, Júlio Telesca Barbosa. Já para chegar ao índice pleiteado pelo Sismmar, a conta incluiu a soma referente ao cálculo relativo às perdas históricas acumuladas de março de 2004 a maio de 2011 em 1,56%, a estimativa da inflação dos últimos 12 meses – e em consonância com o período de data base no mês de junho/2011 – estimado em 5,25% e um aumento real de salário em 5%.

Aguardando
Ainda de acordo com os sindicatos, ambas as pautas já foram encaminhadas ao prefeito, sendo que as entidades aguardam agora encontros com representantes da Prefeitura para discutir as reivindicações. A data-base do funcionalismo público municipal acontece em junho de 2012 e até lá os dois sindicatos esperam que desta vez o prefeito sente à mesa para discutir, o que ele não teria feito no ano passado.

Leia outras notícias