Araucária PR, , 16°C

Fundada associação de apicultores de Araucária
Integrantes da diretoria, representantes da Unamar e vereadores

Na segunda-feira, dia 18, foi fundada a Associação de Meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) e Apicultores de Araucária (AMAAR), que tem por objetivo organizar a classe de forma coletiva, para entrar no mercado formal. A proposta é incrementar a rentabilidade das propriedades rurais, através da qualificação gerencial e da eficiência produtiva.

Na ocasião, também foi aprovado o estatuto da entidade e eleita a primeira diretoria (veja box) por aclamação, que tomará posse no próximo dia 5 de abril, às 9 horas, na Câmara Municipal.

“Nós sempre tivemos dificuldade em vender nossos produtos sem registro. Agora com a associação pretendemos constituir a Casa do Mel, onde os produtos passarão por testes para o controle de qualidade para que possamos obter o registro e vender nosso mel na cidade e em outros mercados. Inclusive pretendemos elaborar um projeto para incluir o mel na merenda escolar”, explica o presidente eleito da entidade, Dirceu Ribas, que é apicultor há 20 anos.

O apicultor comentou ainda que a associação já tem mais de 20 filiados e pretende fazer reuniões a cada dois meses, para elaborar e buscar patrocínio visando a implantação dos seus projetos.

Diretoria
A Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) apoiou a criação da AMAAR, que também contou com o assessoramento da Unamar e da Assessoria de Desenvolvimento Comunitário. Primeiro fez reuniões com os apicultores interessados em participar da associação, depois promoveu cursos de qualificação para os criadores de abelhas com ferrão (apicultores) e sem ferrão (meliponicultores), e ajudou na elaboração do projeto para criação.

Diretoria da AMAAR
Presidente
– Dirceu Ribas
Vice – Genésio Pedro Scherreier
1º secretário – Liana Vianna Trauczynski
2º secretário – Pedro Rochinski
1º tesoureiro – Francisco Damásio Knapik
2º tesoureiro – Álvaro Zadurski

Conselho fiscal
Presidente
– Bruno Kotovicz
Membros – Afonso Hasselmann, Tadeu Oaska, Osmar Marcos Trzaskos e Carlos Manzcasz Novick
 

Leia outras notícias