Araucária PR, , 19°C

A partir desta semana, os diversos grupos de projetos e programas desenvolvidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Araucária concluem suas atividades do calendário de 2012. Já os técnicos da área começam a fase de avaliação das ações e planejamento para 2013. Importante destacar que, conforme as diretrizes da Assistência Social, os atendimentos aos usuários continuam normalmente nos CRAS e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).

O município conta com uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), para grupos específicos, seguindo o que prevê a legislação sobre serviços sócio-assistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

No Adolescer, os participantes (de 13 a 15 anos) encontram um espaço para debater sobre temas pertinentes a sua faixa etária. Eles são motivados a construírem sua história, irem atrás dos seus sonhos. Na mesma linha de atuação, também existe nos CRAS o Programa Pró-Jovem, destinado a adolescentes e jovens de 15 a 17 anos que pertencem a famílias beneficiárias do Bolsa Família, e a jovens em situação de risco pessoal e social encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Pró-Jovem tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isto é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e formação geral para o mundo do trabalho.

As mulheres recebem atenção especial nos CRAS. No Grupo Girassol, elas se reúnem para refletir sobre assuntos de seu interesse e compartilhar experiências, além de realizarem atividades de artesanato para geração de renda. Vale destacar que, em alguns CRAS, usuários do sexo masculino também participam.

Para idosos
Destinado ao público da terceira idade, existe o grupo Novos Horizontes. Neste, é a vez dos idosos terem voz, falarem sobre seus anseios e procurarem, coletivamente, soluções para seus desafios, além de participarem de atividades de lazer e descontração. Há ainda o grupo Roda de Cidadania que desenvolve um trabalho de reflexão com moradores dos diversos territórios de abrangência dos CRAS do município. Este é um grupo que reúne várias gerações, destinado prioritariamente a beneficiários do programa municipal de transferência de renda, o Renda Cidadã.

“Estas ações são desenvolvidas ao longo do ano e visam a integração, fortalecimento dos vínculos e valorização das pessoas, bem como o acompanhamento das famílias inseridas no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). É um trabalho muito importante desenvolvido nos CRAS através dos nossos técnicos. Por isso, nos últimos anos investimos na ampliação e reestruturação desses Centros de Referência”, ressaltou a Secretária Municipal de Assistência Social, Uriema Rita Ehlke Gomes.

O CRAS é a “porta de entrada” do cidadão para o Sistema Único de Assistência Social. Em seu território de atuação, ele é o responsável pela organização e oferta dos serviços da Proteção Social Básica. Entre seus objetivos estão: fortalecimento dos vínculos familiares e afetivos, prevenção de situações de risco pessoal e social e promoção do acesso a direitos.

O retorno das atividades para os grupos de crianças e adolescentes dos serviços de convivência ocorre na segunda quinzena de janeiro de 2013. Já os outros grupos retornam no início de fevereiro.
 

Leia outras notícias