A usina Guaíra, produtora de aço da Gerdau no Paraná, acaba de ser re-certificada pela norma ambiental ISO 14001, que assegura o controle de aspectos ambientais e estimula práticas sustentáveis da empresa com relação à destinação correta de resíduos, atendimento à legislação, consumo consciente de recursos naturais e outros indicadores de meio ambiente. A usina recebeu a primeira certificação em 2006 e, desde então, é auditada periodicamente.

A auditoria, realizada pela ABS Quality Evaluation, acontece por meio da verificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Gerdau, baseado no padrão ISO 14001. O SGA é um conjunto de processos por meio dos quais a empresa monitora, sob o ponto de vista ambiental, todo o ciclo de produção do aço, desde a obtenção da matéria-prima até a entrega do produto final, incluindo a destinação de coprodutos.

Atualmente, 48 usinas da Gerdau no mundo são certificadas com a ISO 14001, o que representa 89% do total. Além disso, a empresa trabalha continuamente para reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente. Por isso, segue rigorosas práticas de proteção à natureza, investe em novas tecnologias industriais e busca racionalizar o uso de recursos naturais e insumos.