A preocupação com a sustentabilidade é constante no Hospital Municipal de Araucária (HMA). Pelo segundo ano consecutivo, o HMA lançou seu Relatório de Sustentabilidade, uma publicação que traz uma série de iniciativas locais no ano de 2011 com foco na preservação ambiental e na qualidade de vida. O lançamento foi na quinta-feira, dia 25 de outubro, no anfiteatro da instituição.
Esta é a segunda vez que o hospital é reconhecido pela ONG holandesa Global Reporting Initiative (GRI), recebendo o selo GRI Checked Level C. De acordo com o diretor geral, Danilo Oliveira da Silva, as ações são pensadas logo no início do ano e contemplam seis projetos. No “Vale Vida”, por exemplo, famílias de recém-nascidos são estimuladas a aderirem à causa ambiental. “Para cada criança que nasce, nós damos uma muda para o pai e mãe plantarem em casa”, explicou Danilo.
O HMA desenvolve também esforços para a redução de materiais com mercúrio (metal altamente tóxico), ações relacionadas ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e também segue a política ambiental da Pró-Saúde (Organização Social responsável pela administração do hospital). Os colaboradores são incentivados e estão envolvidos diretamente nas ações.
O evento de lançamento do relatório teve palestra com o professor de Sustentabilidade Corporativa, Pedro Salanek Filho, que destacou que tudo o que acontece na natureza deve ser de interesse de todos. “Quando falamos de sustentabilidade tudo está interligado”, afirmou. O professor ressaltou ainda a importância de as empresas se preocuparem com o assunto e falou sobre resultados possíveis de serem alcançados através de ações com foco no desenvolvimento sustentável.
Participaram do evento representantes da comunidade, do poder público, dos fornecedores, além de médicos e colaboradores do hospital, que receberam em primeira mão o novo relatório. O trabalho sério realizado no HMA resultou no convite para ser um dos três hospitais a participarem das discussões sobre sustentabilidade no evento mundial Rio+20, realizado este ano.